Créditos: Reprodução/AMD
- Publicidade -

Processadores AMD Ryzen 7000 Zen4 terão foco em alto overclock de memórias DDR5

CPUs da linha Raphael prometem trazer novos parâmetros para o controle de RAM com perfis RAMP
Por Igor Pankiewicz 13/04/2022 16:16 | atualizado 13/04/2022 16:18 Comentários Reportar erro

Com lançamento previsto para o fim de 2022, a nova linha de processadores AMD Ryzen 7000 “Raphael” promete trazer ferramentas inéditas para habilitar overclocks altíssimos em memórias RAM DDR5. 

A informação foi confirmada por Joseph Tao, gerente da divisão de Memory Enabling da AMD, durante a sua apresentação no mais recente seminário Meet the Experts, transmitido nesta terça-feira (12).

De acordo com Joseph Tao, a linha “Raphael” é a primeira da AMD com foco em gaming a suportar memórias RAM DDR5 e a marca pretende fazer uma grande estreia, permitindo overclocks com “velocidades que vocês talvez não acreditavam ser possíveis”, mas que devem se tornar realidade graças a novas especificações de Overclocking. Assista ao webinar aqui.

Para isso, a AMD está desenvolvendo a chamada RAMP, Ryzen Accelerated Memory Profile. Trata-se de um novo perfil para o overclock de memórias RAM DDR5, voltado especificamente à plataforma AM5 e que deve “competir” com a especificação rival Intel XMP 3.0. 

Configurações de memória em gerações anteriores e atual

- Continua após a publicidade -

RAMP - A resposta ao XMP 3.0

De acordo com as fontes ouvidas, além das tradicionais configurações de clock, timings e tensão dos módulos, o RAMP trará novos ajustes finos para memórias DDR5, os quais devem ser específicos ao controlador de memória da arquitetura de processamento Zen 4, utilizada nas CPUs da série Ryzen 7000. Há a possibilidade de esses recursos serem implementados diretamente no utilitário Ryzen Master, mas os detalhes ainda são escassos. 

Falando sobre os processadores Ryzen 7000, as mesmas fontes relataram que velocidades de 5GHz ou maiores devem se tornar o padrão de overclock para as CPUs Zen4. Resta saber qual será o resultado combinado de desempenho, considerando overclocks tanto nos processadores quanto nas memórias DDR5.

Ryzen 7 5800X3D

Ryzen 7 5800X3D vem aí

Enquanto a linha 7000 não é revelada, a AMD trabalha no lançamento de outro processador, o Ryzen 5800X3D. Ele é o primeiro chip com 3D V-Cache empilhada, algo que deve trazer mais desempenho mesmo utilizando a já conhecida arquitetura Zen 3. 

Segundo testes de benchmarks divulgados nesta semana, o desempenho desse processador poderia ser até 29% superior ao do Intel Core i9-12900K em jogos, algo que ainda precisa ser confirmado. Leia mais sobre os testes na matéria a seguir:

- Continua após a publicidade -

AMD Ryzen 7 5800X3D é até 29% melhor que o Intel Core i9-12900K em benchmark de jogos

AMD Ryzen 7 5800X3D é até 29% melhor que o Intel Core i9-12900K em benchmark de jogos
Aumento de cache trouxe aumento significativo de desempenho e uma sobrevida a plataforma AM4

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFTech Fonte: AMD Meet the Experts
Tags
  • Redator: Igor Pankiewicz

    Igor Pankiewicz

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.