Créditos: Divulgação/Microsoft
- Publicidade -

Erro 0xc0000022: usuários reclamam de falhas no Chrome e no Edge após atualização do Windows 11

Problema pode estar relacionado ao uso de softwares antivírus fornecidos pela ESET
Por Felipe Gugelmin 13/04/2022 11:48 | atualizado 13/04/2022 11:48 Comentários Reportar erro

Uma atualização recente do Windows 11 e do Windows 10 está fazendo com que usuários dos navegadores Edge e Google Chrome se deparem com mensagens de erro ao tentar acessá-los. O problema, que também afeta o Firefox, afirma que “o aplicativo foi incapaz de ser iniciado corretamente”, seguido pelo código 0xc0000022.

O código informado tem características genéricas, e costuma ser exibido quando há alguma falha na instalação do aplicativo usado ou incompatibilidades com o sistema operacional. Em geral, os métodos para corrigi-lo envolvem reinstalar o programa afetado ou tentar acessá-lo em Modo de Segurança do Windows.

No caso em questão, a exibição da mensagem de erro parece estar relacionada diretamente com alguma mudança feita pela Microsoft. Enquanto as atualizações do Windows 11 tenham se mostrado estáveis em tempos recentes, essa não seria a primeira vez em que alguma delas traz problemas inesperados aos usuários.

Microsoft está ciente dos problemas

Segundo o site Windows Latest, o problema gerado pela atualização pode estar relacionado a uma incompatibilidade com softwares antivírus como o ESET. A responsável pelo desenvolvimento do aplicativo afirma que já lançou uma atualização para corrigir a questão, mas ela deve ser instalada de forma manual pelos usuários através de suas configurações.

A questão parece afetar principalmente as soluções de navegação segura do antivírus, que não conseguem iniciar corretamente após o update dos sistemas operacionais. Além de atualizar o software, os usuários podem garantir o uso correto do Firefox, Edge, Chrome e outros navegadores ao desligar esse tipo de proteção nas configurações do software.

- Continua após a publicidade -

Até o momento não está claro se o problema afeta somente o ESET ou se está interferindo no funcionamento correto de outras soluções de segurança. Caso as mensagens de erro continuem a aparecer, o ideal é que o usuário desinstale as instalações cumulativas mais recentes do Windows 10 e Windows 11, voltando a aplicá-las somente após a Microsoft realizar os ajustes necessários.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Windows Latest
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.