Créditos: Jarrod's Tech
- Publicidade -

NVIDIA RTX 3080 para notebooks bate AMD RX 6850M XT em testes

GPU da NVIDIA consegue ficar até 18% na frente do chip da AMD rodando jogos em 4K

Enquanto que a briga entre NVDIA Ampere e AMD RDNA 2, tanto nos chips para desktop quanto mobile, segue acirrada, um comparativo específico mostra uma diferença incomum. O canal no YouTube Jarrod's Tech testou o novo chip da AMD para notebooks, Radeon RX 6850M XT, e o colocou lado a lado contra a GeForce RTX 3080 para notebooks. A solução da NVIDIA conseguiu ser mais rápida consumindo menos energia em geral.

Ambas GPUs estão dentro de um case externo da Asus com uma fonte própria e foram conectadas em um Asus Flow Z13, um híbrido (notebook/tablet) equipado com um Intel Core i9-12900H e 16GB LPDDR5. O CPU mobile topo de linha da Intel é mais que suficiente para lidar com os dois chips gráficos e extrair o máximo do desempenho de ambos.

Os testes foram feitos em 14 jogos e resoluções diferentes: Microsoft Flight Simulator, Fortnite, Metro Exodus Enhanced Edition, Forza Horizon 5, Control, Watch Dogs Legion, God of War, Dying Light 2, Cyberpunk 2077, Assassin's Creed Valhalla, Far Cry 6, The Witcher 3, Call of Duty Warzone e Shadow of the Tomb Raider.

- Continua após a publicidade -

A Radeon RX 6850M XT conseguiu se sair melhor em CoD: Warzone, Shadow of the Tomb Raider e The Witcher 3 em geral. A GeForce RTX 3080 ficou 8.66% a frente da solução da AMD em 1080p. Já em 1440p, essa diferença subiu para 11.21% e em 4K, a GPU da NVIDIA provou ser mais eficiente, entregando resultado médio 18.03% acima da RX 6850M XT.

Para medir o consumo de ambos os chips gráficos, o youtuber rodou o benchmark Unigine Heaven em 1440p com o consumo medido direto da tomada. Como mencionado antes, a RTX 3080 mobile consegue ser mais eficiente entregando maior desempenho e consumindo menos (171W), já a RX 6850M XT exigiu 235W no teste. 

Outros testes em benchmarks sintéticos foram feitos. Enquanto que a RX 6850M XT fica na frente no 3D Mark, ela fica atrás em outros teste, como os softwares de edição Adobe Premiere e DaVinci Resolve, por exemplo. Jarrod conta que achou os resultados em jogos um tanto estranho, já que em seu teste entre a RX 6800M e RTX 3080, ambas GPUs se saíram bem próximas em seus resultados, além do consumo que ficou o mesmo (150W).

- Continua após a publicidade -

A Radeon RX 6850M XT tem especificações técnicas bem semelhantes ao SKU base. Mesma quantidade de VRAM e núcleos, ficando nas frequências a maior diferença: 163 MHz no clock da GPU e 2 Gbps a mais na velocidade das memórias. Dificilmente essas mudanças seriam suficientes para elevar tanto o consumo.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's Hardware Fonte: YouTube/Jarrod's Tech
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.