Créditos: Divulgação/Sony
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Sony e Nintendo mudam políticas para evitar renovações automáticas de assinaturas

As empresas vão mudar políticas para tornar mais fácil o cancelamento de seus serviços
Por Felipe Gugelmin 13/04/2022 10:37 | atualizado 13/04/2022 10:37 Comentários Reportar erro

Após uma investigação conduzida pela Autoridade de Competição e Mercados (CMA) do Reino Unido, a Nintendo e a Sony concordaram em mudar a forma como lidam com seus sistemas de assinatura. A partir de agora, ambas vão ser obrigadas a informar os consumidores sobre a renovação automática dos serviços, fornecendo as instruções necessárias para cancelá-las.

No caso da Sony, a empresa vai passar a entrar em contato com assinantes da PlayStation Plus que não usam o serviço por um tempo específico. As mensagens enviadas por ela vão trazer instruções sobre como encerrar o pagamento do serviço, evitando que os consumidores continuem a pagar por algo que não utilizam.

Mesmo que o consumidor não cancele a assinatura, a Sony vai deixar de cobrar pagamentos durante o período em que a conta permanecer inativa. No caso da Nintendo, as mudanças vão ser mais discretas: a partir de agora, qualquer assinatura nova do Nintendo Switch Online não vai ter a renovação automática marcada como opção padrão.

Renovações automáticas vão poder ser canceladas

As diretrizes do CMA também obrigam as empresas a permitir que renovações automáticas de assinaturas sejam canceladas a qualquer momento após serem iniciadas. Segundo o diretor executivo da autoridade, Michael Grenfell, o objetivo das mudanças é trazer mais proteção aos consumidores e resolver preocupações relacionadas a assinaturas.

Segundo Grenfell, as diretrizes devem afetar não somente companhias que atuam no meio dos games, mas todas aquelas que possuem assinaturas autorrenováveis. Enquanto a Sony e a Nintendo estão no alvo das investigações atuais da CMA, anteriormente a Microsoft também alterou suas políticas para torná-las mais transparentes e acessíveis.

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A dona do Xbox não somente passou a mostrar de forma mais clara como é possível cancelar assinaturas contínuas, como também passou a oferecer a devolução do dinheiro de consumidores nos casos em que isso é possível. Com as mudanças de políticas das empresas, a CMA afirmou que está concluindo por hora suas investigações no setor de jogos eletrônicos.
 

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Fonte: Games Industry
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  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

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