Desenvolvedores querem o fim da era DirectX

Os jogos para PCs jÁ são consideravelmente melhores graficamente do que os desenvolvidos para consoles, mas e se eles fossem ainda melhores? Segundo o chefe de desenvolvimento das GPUs da AMD, Richard Huddy, seria possível que os games feitos para computadores fossem muito superiores aos de Xbox 360 ou Playstation 3 caso eles não fossem desenvolvidos sobre a API DirectX. Segundo ele, o processamento grÁfico de um Xbox 360, por exemplo, é dez vezes menor do que o de uma GPU para PCs de ponta, o que, teoricamente, tornaria possível desenvolver games dez vezes melhores para computador em comparação com o console.


Richard Huddy, chefe de desenvolvimento de GPUs da AMD

Para Huddy, se o DirectX fosse tirado fora do processo de criação dos jogos e estes fossem desenvolvidos em programação low-level, seria possível termos jogos muito melhores do que os que estão hoje no mercado. "Eu, com certeza, ouvi isso em minhas conversas com desenvolvedores de games", disse.

Além disso, ele disse que trabalhar com esse tipo de programação poderia ajudar na inovação presente nos games. "Dando a você acesso ao hardware de low-level, você daria chance aos desenvolvedores de inovar", disse. "Se trocarmos o API, então as pessoas vão poder fazer o que elas imaginam e não o que elas podem ver, e nós provavelmente veremos maior tipo de inovação visual nesse tipo de situação", completou.

Assuntos
Tags
  • Redator: Gian Kojikovski

    Gian Kojikovski

    Peixe fora d'água, Gian Kojikovski demorou em entrar no mundo da tecnologia. Ganhou seu primeiro computador aos 11 anos mas só foi descobrir como usá-lo aos 13. Desde então, gastou tardes e madrugadas entre os clássicos The Sims e GTA II. É estudante de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina e tem interesse em pesquisas na área de smartphones.

A Activision acertou ao colocar músicas do Charlie Brown Jr. no Tony Hawk's 1+2

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.