Créditos: Divulgação/NVIDIA
- Publicidade -

Processador NVIDIA Grace promete "atropelar" CPUs para servidores da Intel

Benchmarks divulgados pela empresa mostram desempenho 2 vezes maior do que as CPUs baseadas na arquitetura Ice Lake
Por Felipe Gugelmin 11/04/2022 12:56 | atualizado 11/04/2022 12:56 Comentários Reportar erro

Apresentada durante o evento GTC, a nova geração de processadores NVIDIA Grace promete trazer um poder capaz de “atropelar” as opções fornecidas pela Intel para o segmento de servidores. Um benchmark encontrado pelo site Tom’s Hardware mostra que as novas CPUs são 2x mais rápidas e 2,3x mais eficientes do que os modelos Ice Lake da concorrente.

Anteriormente, a própria NVIDIA também havia divulgado que a linha Grace era 1,5 mais rápida que os processadores EPYC Rome 7742 da AMD. No entanto, como a comparação havia sido feita com uma geração mais antiga dos produtos concorrentes, ela acabava não dando uma ideia real dos ganhos que as novas CPUs traziam para servidores. 

Nos benchmarks encontrados pelo site, o NVIDIA Grace foi comparado a uma plataforma Intel formada por duas CPUs Xeon 8360Y com um total de 72 núcleos e 144 threads. Segundo a NVIDIA, a plataforma da concorrente usada nos testes consumia 572W em uma configuração de nódulo único.

NVIDIA Grace traz promessas ambiciosas

Segundo a NVIDIA, sua nova linha de CPUs vai ser a opção mais rápida do mercado quando chegar aos clientes, algo programado para acontecer no início de 2023. Embora os primeiros benchmarks indiquem que ela pode cumprir essa missão ousada, a afirmação ainda deve ser colocada à prova por testes conduzidos por agentes externos.

Os produtos da companhia se baseiam na arquitetura Arm v9 e trazem 144 núcleos distribuídos por duas matrizes unidas por um NVlink de 900 GB/s. Segundo a fabricante, o sistema oferece até 1 TB/s de largura de banda, o que a obrigou a trabalhar com cenários com restrições para realizar as comparações de seus benchmarks.

- Continua após a publicidade -

Apesar de não ter sido capaz de concretizar a compra da ARM, a NVIDIA afirma que vai continuar tirando proveito da licença de uso de 20 anos adquirida por ela. Isso deve se refletir em novos produtos para servidores, system-on-chips (SoCs), CPUs e outras opções diversas baseadas nas arquiteturas criadas pela empresa.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom’s Hardware
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.