Índice do Artigo

Nvidia

NVIDIA GeForce GTX40 poderá ter GPU AD102 GPU e 21 Gbps de velocidade de memória

NVIDIA GeForce GTX40 poderá ter GPU AD102 GPU e 21 Gbps de velocidade de memória
Créditos: Wccftech

As GPUs da arquitetura Ada Lovelace da NVIDIA chegarão ao mercado ainda este ano, equipando as placas GeForce RTX de nova geração. Espera-se que essas placas apresentem algumas especificações de altíssimo nível, conforme detalhado por Kopite7kimi em sua última rodada de vazamentos.

Pode haver um novo boato em torno da convenção de nomenclatura usada pelas placas de vídeo GeForce de nova geração, com algumas agora apontando para uma mudança de nome para a série GeForce RTX 50, em vez da série GeForce RTX 40 como era esperado. Bom, o nome não importa, o que importa é desempenho e preço.

Aumento expressivo de núcleos CUDA

Sabemos pelas configurações vazadas da GPU NVIDIA Ada Lovelace que mostram que o chip principal GA102 terá um total de 144 SMs, um aumento de 71% em relação à GPU GA102 existente e abrigará uma enorme contagem de 18.432 núcleos CUDA.

O chip usado pela placa de vídeo principal GeForce irá equipar a GPU AD102-300 e não podemos dizer com certeza se este será o SKU completo, já que o RTX 3090 Ti com o GA102-350 equipa a configuração completa enquanto o GA102 -300 apresentado na NVIDIA GeForce RTX 3090 é um SKU reduzido (em suas capacidades).

De acordo com Kopite7kimi, a placa de vídeo GeForce principal será baseada no PCB PG137/139-SKU30. Estes são designs de referência e da Founders Edition. O design de referência é fornecido aos AIBs como referência para seus modelos personalizados, enquanto o design FE é exclusivo do modelo de referência Founders Edition.

Rumores apontam que a placa de vídeo mantém a capacidade de memória de 24 GB, oferecendo uma velocidade de memória de 21 Gbps em uma interface de barramento de 384 bits. Esse é o mesmo design de memória do carro-chefe das placas Ampere, a GeForce RTX 3090 Ti, e deve ter a mesma quantidade de largura de banda a 1004 Gb/s. 

Quanto à entrada de energia, a placa apresentaria um único conector PCIe Gen 5 com uma classificação TGP de até 600W. Você precisará de um adaptador de 4 x 8 pinos para usar 1 x 16 pinos se estiver utilizando uma fonte mais antiga ou um único conector Gen 5 a Gen 5 se tiver uma fonte de alimentação compatível.

Os rumores serão confirmados (ou não) na apresentação oficial realizada pela Nvidia, fique de olho no Adrenaline para não perder nenhum anúncio.

Via: Wccftech

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções