Créditos: Intel
- Publicidade -

Intel pode voltar a disputa de processadores HEDT na briga com AMD Threadripper

Software AIDA64 traz informações preliminares de modelo Alder Lake-X

Desde 2019 a Intel não lança uma nova linha de processadores HEDT (High-end Desktop), modelos com alta quantidade de núcleos e threads, destinado aos usuários com alta demanda de processamento de dados, como para uso de renderização de imagens e vídeos. Os últimos modelos da empresa nesse segmento de produto foram da linha Cascade Lake-X fabricados em 14nm, trazendo como destaque no topo o modelo Core i9-10980XE com 18 núcleos e 36 threads.

Recentemente o aplicativo AIDA64 versão 6.60.5944 trouxe informações preliminares sobre uma misteriosa linha codinome Alder Lake-X, sugerindo que talvez a empresa lance novamente modelos de processadores HEDT da linha Core Extreme.

Intel pode voltar ao segmento de processadores HEDT depois de vários anos sem novos modelos

Entre os motivos da Intel ter "abandonado" esse segmento, podemos citar a linha AMD Threadripper, que chegou com uma contagem bem superior no número de núcleos e threads, além de trazer o que existe de mais atual em tecnologias. Aqui no Adrenaline nós temos o modelo AMD Threadripper 3990X no PC dos Sonhos 2020, processador com 64 núcleos e 128 threads. Vale ainda destacar que mesmo fora da linha Threadripper, a AMD fez muito sucesso com o Ryzen 9 3950X e recentemente com o Ryzen 9 5950X, modelos de CPU com 16 núcleos e 32 threads que entregam ótimo desempenho e preço inferior ao do Core i9-10980XE, dificultando bastante a vida da empresa nesse segmento de produto com alto número de núcleos.

AMD Threadripper e Ryzen 9: atuais sonho de consumo em alta quantidade de núcleos

Será que depois de alguns anos fora dessa fatia de mercado a empresa poderá voltar ao mercado com novos modelos de processadores HEDT baseados na arquitetura Alder Lake (leia-se Core de 12ª geração)? Por enquanto pouco se sabe, sequer dados técnicos apareceram, apenas o codinome sugerindo que a empresa pode estar desenvolvendo novamente algo nessa linha.

- Continua após a publicidade -

Um ponto curioso é que a arquitetura Alder Lake trouxe ao mercado o novo conceito de núcleos de desempenho em conjunto com núcleos de eficiência, e talvez a Intel utilize o mesmo conceito, porém com uma quantidade bem superior de núcleos e threads para a linha Core Extreme.

Lembro que no segundo semestre desse ano a AMD lançará sua nova geração de processadores Ryzen 7000, inserindo o novo soquete AM5 com suporte a todas as novas tecnologias presentes no mercado, como memórias DDR5, conexões PCIe 5.0, entre outras. Certamente dentro dessa linha teremos CPUs Ryzen 9 de alto desempenho com grande quantidade de núcleos e threads, modelos que devem trazer ótimo custo x benefício comparado com os modelos Threadripper, mais caros.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.