Créditos: Divulgação/Sony
- Publicidade -

Jogos digitais clássicos do PS1 estão “passando da validade” no PlayStation 3 e Vita

O problema está impedindo o acesso a games adquiridos há anos pelos consumidores
Por Felipe Gugelmin 09/04/2022 09:18 | atualizado 09/04/2022 09:18 Comentários Reportar erro

Jogadores que ainda usam o PlayStation 3 ou o PlayStation Vita para jogar clássicos do PlayStation 1 disponíveis nas lojas digitais da Sony estão se deparando com uma situação inusitada. Ao tentar acessar títulos como Chrono Cross, Final Fantasy VI (ou praticamente qualquer jogo do catálogo), os consumidores se deparam com uma mensagem de que a data de validade deles já passou.

Assim, os consumidores estão se vendo incapazes de acessar — ou até mesmo baixar — jogos que podem ter comprado há anos. Segundo uma investigação do Kotaku, o sistema da empresa japonesa está se comportando de maneira inconsistente, então títulos acessíveis a um jogador podem não estar funcionando corretamente para outros.

O elemento comum entre os casos é que as “datas de vencimento” dos jogos afetados aponta para anos como 1969 e 1970. A teoria mais aceita para o que está acontecendo está relacionada à “Era Unix”, definida como o dia 1º de janeiro de 1970, que pode estar sendo usada como data de validade dos jogos como consequência de algum bug.

Sony ainda não comentou a situação

Consultada pelo Kotaku, até o momento a Sony não se pronunciou sobre o assunto. Com isso, jogadores estão buscando por conta própria alguma possível solução, que ainda não foi encontrada — entre os métodos tentados estão resetar aparelhos às especificações de fábrica e retomar assinaturas da Plus, nos casos em que elas estão inativas.

O problema representa o mais novo capítulo do relacionamento complicado que a empresa japonesa tem com o catálogo mais antigo de suas plataformas. No começo de 2021 ela chegou a anunciar que planejava encerrar as lojas do PlayStation 3 e do PlayStation Vita, decisão que só foi revista após uma série de críticas da comunidade.

- Continua após a publicidade -

Enquanto o antigo console e o portátil possuem acesso à biblioteca dos jogos classificados como PlayStation Classics, o mesmo não acontece com o PlayStation 4 ou o PlayStation 5. Para essas plataformas a Sony promete oferecer uma seleção de games clássicos a partir de junho, quando a nova versão do PlayStation Plus começar a funcionar.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Kotaku
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.