AMD Zambezi FX (Bulldozer) chegará no dia 11 de junho?!

De acordo com o mais recente rumor que estÁ circulando na web, a futura geração de processadores Bulldozer da AMD, linha Zambezi FX, poderÁ chegar na semana posterior à da Computex, ou seja, no dia 11 de junho. Vale ressaltar que esta nova data é cerca de 10 dias mais cedo às especulações iniciais.

Segundo as últimas informações, a série FX-4000 serÁ composta de processadores de 4 núcleos, ao passo que a FX-6000 por 6 núcleos, e finalmente a série FX-8000 terÁ CPUs de 8 núcleos.

A comunidade estÁ particularmente ansiosa pela chegada da geração Bulldozer, uma vez que serÁ a primeira vez depois de 8 anos que a AMD lançarÁ processadores com uma arquitetura genuinamente inovadora.

A micro arquitetura Bulldozer conta com um design em módulos, cada um sendo composto de dois núcleos inteiros independentes, que compartilham os recursos de fetch, decode e cache L2, com registradores dedicados, uma unidade de ponto flutuante "Flex FP" com dois canais FMAC de 128 bits com um registrador FP.

- Continua após a publicidade -

Cada núcleo conta com 1MB de memória cache L2 e 8MB de L3, o que em outras palavras quer dizer que a série FX-8000 tem um total de 16MB de cache, enquanto que a FX-6000 tem 14MB e a FX-4000 tem 12MB. Outra novidade é a presença de uma controladora de memória mais moderna, capaz de suportar DDR3 de até 1866Mhz e da melhoria na tecnologia HyperTransport, chegando à geração 3.1.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Você joga com quais controles no PC?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.