Cai o mito da performance superior do Android na web

A Apple não tardou em comentar os testes divulgados pela Blaze, que mostram um desempenho, em média, 52% superior do Android em relação ao iOS no carregamento de pÁginas web.

O experimento, realizado com 45 mil pÁginas, foi considerado falho por não utilizar o navegador padrão do iPhone, mas sim uma solução criada pela própria Blaze.



"Eles não testaram o Safari no iPhone. Ao invés disso, eles usaram um aplicativo próprio que utiliza um visualizador web embutido que não tira vantagem das otimizações de performance do Safari", afirmou a porta-voz da Apple Natalie Kerris. Conforme o CNET, Natalie ainda ressalta que, de qualquer forma, a diferença resultante do estudo foi mínima. "Desconsiderando essa falha fundamental no processo, eles ainda assim encontraram apenas uma média de um segundo no carregamento dos sites", completa.

Os experimentos foram realizados com um mecanismo desenvolvido com uma tecnologia desenvolvida pela Apple, a UIWebView, que permite a programadores embutir conteúdo web dentro de um aplicativo. Essa engine, no entanto, não aproveita os benefícios introduzidos no Safari pelo iOS 4.3, que promete carregar scripts duas vezes mais rÁpido do que as versões anteriores do sistema.

A Blaze, por sua vez, afrmou ao CNET que considerou que a Apple, ao atualizar o Safari no iOS 4.3, faria o mesmo com a UIWebView. "Se esse não é o caso, e conforme a resposta da Apple, é certamente possível que o browser apresente resultados diferentes". A companhia conclui seu comunicado propondo a publicação de um novo relatório com novos testes caso a Apple decida atualizar a tecnologia.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.