Desastre no Japão vira isca para sites falsos de bancos

Uma nova campanha de phishing surgiu aproveitando os últimos acontecimentos no Japão. E-mails estão circulando com links maliciosos, com a promessa de mostrar um vídeo das cidades japonesas após o terremoto e o tsunami que ocorreram no dia 11.

Ao clicar no link, o usuÁrio baixa e instala um trojan downloader, que irÁ baixar um outro arquivo: um malware que modifica o arquivo HOSTS do computador, conforme o alerta do PandaLabs, laboratório anti-malware da Panda Security. Esse arquivo é capaz de forçar redirecionamentos e bloqueios de sites, por exemplo, e é utilizado de maneira legítima, em alguns casos, para impedir o acesso a determinadas pÁginas.


A ameaça detectada pela Panda tenta redirecionar 63 sites, inclusive o endereços de serviços como o Hotmail e o Windows Live e vÁrias URLs legítimas de bancos brasileiros. Com isso, a vítima é levada a sites com a aparência idêntica à dos sites oficiais, permitindo que os criminosos roubem suas credenciais de acesso.


Imagem: PandaLabs
Com aparência idêntica às originais, os sites falsos roubam o login e a senha das vítimas


Essa não é a primeira vez que pessoas mal intencionadas se aproveitam da catÁstrofe no Japão. Spammers jÁ estão enviando mensagens relacionadas ao caso, aplicando golpes nos quais solicitam doações aos internautas. Além disso, mais de 50 domínios com nomes relacionados aos incidentes foram registrados e estão reservados para venda ou futuros ataques.

Para Eduardo D' Antona, diretor corporativo e de TI da Panda Security Brasil, esse tipo de exploração é bastante comum em casos de eventos que causam comoção global e servem para infectar milhões de mÁquinas em curto período de tempo. "Os criminosos preferem utilizar os falsos sites bancÁrios porque a intenção é exatamente a de obter lucros com a fraude virtual", explica.

O terremoto de 8,9 graus de magnitude seguido de tsunami que atingiu o Japão jÁ causou mais de seis mil mortes. Em solidariedade às vítimas, empresas de tecnologia estão se engajando na doação de suprimentos e dinheiro, enquanto operadoras de telefonia, tanto nacionais quanto internacionais, oferecem descontos ou ligações gratuitas de longa distância para o país.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual vai ser o melhor game lançado em maio de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.