Créditos: Intel
- Publicidade -

Intel mostra GPU Arc para desktop com três conectores de 8 pinos

Essa é a primeira imagem oficial, mesmo que seja um pedaço

Enquanto o mercado aguarda ansiosamente pela chegada das primeiras placas de vídeo Intel Arc voltadas para desktop, teremos que nos contentar com vazamentos, edição limitada ou ainda somente um pedaço da placa mostrada durante uma live. Em entrevista ao HotHardware, Tom Petersen, um representante da divisão de gráficos da Intel, mostrou o projeto de uma placa de vídeo Intel Arc por um segundo.

Se ainda não nos acostumamos com os conectores de energia de 16 pinos que a NVIDIA GeForce RTX 3090 Ti precisa, o que dizer então de três conectores de energia PCIe de 8 pinos? Pois isso é o que dá para ver em um frame do vídeo quando Petersen mostra a placa. Esses conectores juntos entregam 450W de energia e se o projeto for real, teremos uma placa a altura da RTX 3090 Ti, pelo menos em consumo.

O curioso é que, no render 3D mostrado na apresentação da placa de vídeo Intel Arc edição limitada, não existe nenhum conector de energia PCIe. Não dá para saber se foi uma escolha de design só para deixar a nova placa mais bonita no render, ou esqueceram, vai saber. O fato é que essa placa mostrada por Tom Peterson não parece ser a mesma da edição limitada.

Dá para imaginar que a placa em questão se trata de um SKU topo de linha por demandar tanta energia. Porém também podemos estar olhando para um protótipo, principalmente pelo espaçamento entre os conectores de energia que não é nada comum. Todas as placas de vídeo que tem a partir de dois conectores, os mesmos são juntos no PCB. Além disso, a Intel poderia muito bem usar o novo conector de 16 pinos nesse projeto.

- Continua após a publicidade -

Por enquanto, o máximo que sabemos de modelos de placas de vídeo desktop Intel Arc, além do render da própria Intel, é o que o canal Moore's Law is Dead mostrou no ano passado. Um dos projetos apresentados contava com dois conectores, um de oito pinos e outro conector de seis pinos. Uma outra placa de vídeo menor, que parece ser de entrada, não conta com alimentação extra.

Só nos resta especular, já que a Intel ainda não mostrou nada concreto em placas de vídeo para PC de mesa. O lançamento oficial das GPUs Intel Arc aconteceu no dia 30 de março e estreia se limitou aos chips mobile e diversos notebooks diferentes já foram lançados usando essas GPUs.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: VideoCardz
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.