Créditos: Reprodução/Microsoft
- Publicidade -

Windows 11: recurso de segurança Smart App Control requer reinstalação do sistema

Recurso está em fase de testes no Programa Windows Insider e virá habilitado por padrão em novos PCs
Por Fabio Rosolen 07/04/2022 09:56 | atualizado 07/04/2022 09:56 Comentários Reportar erro

A Microsoft anunciou nesta semana diversas novidades que estarão disponíveis nos próximos meses para o Windows 11, como o suporte para navegação por guias no Explorador de Arquivos. A empresa também anunciou um novo recurso de segurança para o sistema operacional chamado Smart App Control. Este recurso de segurança já pode ser testado pelos participantes do Programa Windows Insider que fizerem ima instalação limpa do build mais recente ou reinstalem o sistema usando as opções de recuperação.

De forma resumida, o Smart App Control basicamente ajuda a impedir que aplicativos maliciosos ou não confiáveis sejam executados no computador do usuário. Uma diferença em relação ao Smart Screen oferecido atualmente no navegador é que o Smart App Control é implementado diretamente no núcleo do Windows 11. A Microsoft afirma que este novo recurso de segurança faz uso tanto de assinatura de código como de seu modelo de IA na nuvem para garantir que os aplicativos maliciosos ou não confiáveis não sejam executados no PC.

De acordo com a explicação da Microsoft, quando um novo aplicativo é executado em um computador com o Windows 11 que tenha o recurso de segurança Smart App Control habilitado, sua assinatura e recursos principais serão comparados usando o modelo de IA na nuvem da empresa.

A Microsoft afirma que este recurso de segurança virá habilitado por padrão em novos PCs que chegarão ao mercado futuramente com a nova versão do Windows 11. Para os usuários em PCs com Windows 11 que atualizarem para a nova versão do sistema operacional, será necessário fazer a reinstalação antes de poder utilizar o Smart App Control. A reinstalação é necessária para garantir que nenhum aplicativo malicioso esteja em execução quando o Smart App Control for habilitado:

Windows 11: recurso de segurança Smart App Control requer reinstalação do sistema
Smart App Control desativado no Windows 11 build 22593 - é necessário
reinstalar o sistema operacional para habilitar o novo recurso de segurança
(Reprodução/Fabio Rosolen)

- Continua após a publicidade -

Para os participantes do Programa Windows Insider rodando o Windows 11 build 22593 ou mais recente que desejam habilitar o Smart App Control, basta acessar a área Recuperação na categoria Sistema do aplicativo Configurações e clicar em Restaurar o PC para reinstalar o Windows. Lembre-se de usar a opção Manter meus arquivos se você não quiser perder arquivos importantes:

Windows 11: recurso de segurança Smart App Control requer reinstalação do sistema
Reprodução/Fabio Rosolen

Com a reinstalação do sistema operacional concluída, é hora de habilitar o recurso Smart App Control. Para isso abra o aplicativo Segurança do Windows, clique em Controle de aplicativos e do navegador, e depois no link para abrir as configurações do novo recurso de segurança:

Windows 11: recurso de segurança Smart App Control requer reinstalação do sistema
Reprodução/Fabio Rosolen

O recurso de segurança Smart App Control pode ser executado em dois modos: Ativado e Avaliação. No modo Ativado ele funcionará normalmente bloqueando os aplicativos maliciosos ou não confiáveis e é este modo que será habilitado por padrão em novos PCs.

- Continua após a publicidade -

No modo Avaliação ele “aprenderá” como proteger o computador do usuário sem precisar interrompê-lo com notificações. Um detalhe importante é que depois de um tempo no modo Avaliação, o Smart App Control mudará automaticamente para o modo Ativado ou para o modo Desativado dependendo dos resultados do seu "aprendizado":

Windows 11: recurso de segurança Smart App Control requer reinstalação do sistema
Reprodução/Fabio Rosolen

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Mundo Conectado
Tags
  • Redator: Fabio Rosolen

    Fabio Rosolen

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.