Créditos: Divulgação/Intel
- Publicidade -

Intel anuncia novo chip Blockscale especializado na mineração de criptomoedas

A empresa diz que o novo modelo não vai comprometer sua produção de CPUs e GPUs tradicionais
Por Felipe Gugelmin 06/04/2022 15:39 | atualizado 06/04/2022 15:39 Comentários Reportar erro

A Intel anunciou na última segunda-feira (4) que iniciou a produção do novo chip Blockscale, que faz parte de suas iniciativas para explorar o mercado de criptomoedas. Segundo a empresa, a novidade traz uma maior eficiência energética que outras opções baseadas na hashing SHA-256, normalmente associada ao Bitcoin.

O Blockscale faz parte da segunda geração de chips de mineração da empresa, que anteriormente havia apresentado ao público a linha Bonanza Mile. Enquanto os modelos anteriores eram produzidos em um processo de 7 nanômetros, os modelos mais atuais podem adotar um formato de 4 nanômetros — e podem estar sendo produzidos com a ajuda de parceiros externos, como a TSMC

O lançamento não deve comprometer as capacidades de produção da fabricante no que diz respeito às suas CPUs e GPUs voltadas ao mercado consumidor. A empresa atribuiu isso à “natureza do silício que dá poder à tecnologia”, o que significa que seu nódulo de produção é diferente daquele usado nas linhas mais convencionais.

Intel promete conciliar desempenho e eficiência energética

Durante o anúncio do novo chip, a Intel afirmou que sua intenção é oferecer uma grande capacidade de processamento para iniciativas de computação descentralizada, ao mesmo tempo em que oferecia um bom desempenho energético. Segundo a companhia, suas décadas de experiência em criptografia e técnicas de hashing garantem que a Blockscale vai ser uma opção sustentável para aplicações de blockchain.

A empresa afirma que o Blockscale ASIC traz um algoritmo Secure Hash-256 (SHC-256) dedicado capaz de atingir taxas de até 580 GH/s com uma eficiência energética de 26 J/TH. Os dispositivos trazem suporte para até 256 circuitos integrados por cadeia, sistemas de medição de temperatura e voltagem integrados e usam hardwares e softwares de referência que facilitam a criação de sistemas complexos.

- Continua após a publicidade -

Antminer S19 XP Hyd: conheça a máquina de minerar cripto mais eficiente do mundo

Antminer S19 XP Hyd: conheça a máquina de minerar cripto mais eficiente do mundo
O dispositivo chega aos compradores a partir de 2023 custando US$ 20 mil por unidade

As primeiras unidades do novo ASIC devem chegar aos consumidores a partir do terceiro trimestre de 2022, com foco em grandes nomes que atuam no mercado de mineração. Segundo a Intel, nomes como Argo Blockchain, Block Inc, Hive Blockchain Technologies e GRIID Infrastructure vão ser os primeiros a desenvolver sistemas baseados no Blockscale.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: PC Gamer, Intel
Tags
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.