Créditos: Divulgação/NVIDIA
- Publicidade -

GPU NVIDIA GeForce RTX 4090 pode usar até 600 Watts de energia

O novo carro-chefe da fabricante deve forçar muitos consumidores a fazer o upgrade de suas fontes de alimentação
Por Felipe Gugelmin 05/04/2022 15:27 | atualizado 05/04/2022 15:27 Comentários Reportar erro

A próxima geração de GPUs da NVIDIA pode obrigar muitos consumidores a ter que investir no upgrade de suas fontes de alimentação. Segundo informações divulgadas pelo site Tom’s Hardware, o modelo GeForce RTX 4090 pode consumir um total de 600 Watts de energia — 450W dedicados somente à unidade de processamento gráfico.

Quem faz a previsão é Igor Wallossek, do Igor’s Lab, que, no passado, diz ter conseguido adivinhar com precisão o consumo energético da RTX 3090. Segundo ele, o modelo RTX 3090Ti, anunciado oficialmente há poucos dias, mostra o caminho que a NVIDIA e suas parceiras devem seguir em um futuro próximo.

Wallossek afirma que a PCB da RTX 4090 deve traz uma relação semelhante entre consumo energético e poder àquela vista no modelo mais poderoso da fabricante. Além de estudar as características técnicas das GPUs já disponíveis no mercado, o insider afirma que suas conclusões também partem de informações que conseguiu internamente com funcionários da NVIDIA.

Insider analisou diversos aspectos para chegar à conclusão

Segundo o Igor’s Lab, o possível consumo energético da RTX 4090 foi extrapolado a partir de elementos como MOSFETS, coolers, perdas de PCB e outros fatores, incluindo a energia que será perdida e convertida em calor. Ele também afirma que a nova geração de placas deve usar o modelo de memória GDDR6X mais recente da Micron, que deve consumir 20W a menos de energia que as versões disponíveis atualmente.

Embora o site tenha um bom histórico nesse sentido, as informações divulgadas devem ser encaradas com algum grau de ceticismo até mais informações sobre as GPUs serem divulgadas. A expectativa é que a nova geração de hardware seja revelada no segundo semestre de 2022, acompanhada por um lançamento ainda este ano, ou, no mais tardar, durante o primeiro trimestre de 2023.

- Continua após a publicidade -

Construídas com a nova arquitetura Ada Lovelace, as novas placas da NVIDIA devem ter como carro-chefe a GTX 4090, que deve oferecer até 18.432 núcleos CUDA (75% a mais do que a RTX 3090). A expectativa é que os novos produtos sejam compatíveis com tecnologias como o PCIe 5.0 e se aproveitem dos benefícios dos novos padrões de fontes ATX 3.0.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom’s Hardware
Tags
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.