
GPU NVIDIA GeForce RTX 4090 pode usar até 600 Watts de energia
O novo carro-chefe da fabricante deve forçar muitos consumidores a fazer o upgrade de suas fontes de alimentaçãoA próxima geração de GPUs da NVIDIA pode obrigar muitos consumidores a ter que investir no upgrade de suas fontes de alimentação. Segundo informações divulgadas pelo site Tom’s Hardware, o modelo GeForce RTX 4090 pode consumir um total de 600 Watts de energia — 450W dedicados somente à unidade de processamento gráfico.
Quem faz a previsão é Igor Wallossek, do Igor’s Lab, que, no passado, diz ter conseguido adivinhar com precisão o consumo energético da RTX 3090. Segundo ele, o modelo RTX 3090Ti, anunciado oficialmente há poucos dias, mostra o caminho que a NVIDIA e suas parceiras devem seguir em um futuro próximo.
Wallossek afirma que a PCB da RTX 4090 deve traz uma relação semelhante entre consumo energético e poder àquela vista no modelo mais poderoso da fabricante. Além de estudar as características técnicas das GPUs já disponíveis no mercado, o insider afirma que suas conclusões também partem de informações que conseguiu internamente com funcionários da NVIDIA.
Insider analisou diversos aspectos para chegar à conclusão
Segundo o Igor’s Lab, o possível consumo energético da RTX 4090 foi extrapolado a partir de elementos como MOSFETS, coolers, perdas de PCB e outros fatores, incluindo a energia que será perdida e convertida em calor. Ele também afirma que a nova geração de placas deve usar o modelo de memória GDDR6X mais recente da Micron, que deve consumir 20W a menos de energia que as versões disponíveis atualmente.
Embora o site tenha um bom histórico nesse sentido, as informações divulgadas devem ser encaradas com algum grau de ceticismo até mais informações sobre as GPUs serem divulgadas. A expectativa é que a nova geração de hardware seja revelada no segundo semestre de 2022, acompanhada por um lançamento ainda este ano, ou, no mais tardar, durante o primeiro trimestre de 2023.
Construídas com a nova arquitetura Ada Lovelace, as novas placas da NVIDIA devem ter como carro-chefe a GTX 4090, que deve oferecer até 18.432 núcleos CUDA (75% a mais do que a RTX 3090). A expectativa é que os novos produtos sejam compatíveis com tecnologias como o PCIe 5.0 e se aproveitem dos benefícios dos novos padrões de fontes ATX 3.0.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Tom’s Hardware