Créditos: Divulgação/Epic Games
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Epic Games anuncia o lançamento oficial da Unreal Engine 5

Após meses de testes, a versão final do novo motor gráfico já está disponível para download
Por Felipe Gugelmin 05/04/2022 12:27 | atualizado 05/04/2022 12:27 Comentários Reportar erro

Após meses de teste, a Epic Games anunciou oficialmente nesta terça-feira (5) que a versão final da Unreal Engine 5 já está disponível para download. A novidade foi anunciada no mesmo dia da transmissão The State of Unreal 2022, na qual a empresa demonstrou diversas das novidades e recursos oferecidos pelo motor gráfico a desenvolvedores. 

Com esse lançamento, planejamos empoderar tanto times grandes quanto pequenos para realmente ultrapassar os limites do que é possível, visualmente e interativamente. A UE5 permitirá que você realize a próxima geração de conteúdo e de experiências 3D em tempo real com maior liberdade, fidelidade e flexibilidade do que nunca antes”, promete a companhia.

A nova geração do motor gráfico traz um editor remodelado, sistemas de path tracing aprimorados, desempenho otimizado e um conjunto extenso de ferramentas de animação e de criação de modelos. Uma das principais novidades da UE5 é o sistema Lumen, que traz uma solução de iluminação global dinâmica que permite ajustar cenas de maneira fácil.

Por exemplo, mudar o ângulo do Sol com o tempo do dia, virar uma lanterna ou abrir uma porta para o exterior”, exemplifica a Epic Games ao citar a maneira como a tecnologia pode atuar. “Com o Lumen, você não precisa mais criar UVs de lightmap, esperar que eles sejam prepados, ou colocar capturas de reflexão; você pode simplesmente criar e editar luzes dentro do Editor da Unreal e ver a mesma iluminação final que seus jogadores vão ver quando o jogo ou experiência é executada na plataforma de destino”.

Unreal Engine 5 promete dar base para uma nova geração de games

Em seu lançamento, a Epic Games também destacou a presença do sistema Nanite, que permite manter a grande fidelidade de modelos detalhados importados de ferramentas como o ZBrush. Segundo a empresa, o novo sistema de geometria baseada em micropolígonos permite manter taxas de quadro por segundo reais sem nenhuma perda de fidelidade.

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A Unreal Engine 5 também traz o novo sistema de Virtual Shadow Maps (VSMs), que trabalha com sombras de alta qualidade com pouco impacto na performance de projetos. A engine também traz soluções de Temporal Super Resolution (TSR), sistema de upsampling integrado voltado a possibilitar a criação de projetos que rodem a 60 quadros por segundo (ou mais) em plataformas de mesa.

A Epic Games também promete novas soluções para a criação de jogos de mundo aberto, ferramentas de criação e animação de personagens robustas, uma interface que prioriza fluxos de trabalho eficientes e soluções de áudio totalmente procedurais. Junto ao lançamento, a empresa ofereceu o download das novas experiências Lyra Starter Game e City Sample para quem deseja ver as possibilidades trazidas por suas novas tecnologias.
 

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Fonte: Epic Games
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

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