Créditos: Divulgação/Wargaming
- Publicidade -

Wargaming, estúdio de World of Tanks, anuncia fim das atividades na Rússia e Bielorrússia

A desenvolvedora vai passar o controle de suas atividades nos países à Lesta Studio
Por Felipe Gugelmin 05/04/2022 10:44 | atualizado 05/04/2022 10:44 Comentários Reportar erro

Fundado na cidade de Minsk, capital da Bielorrússia, o estúdio Wargaming anunciou que está encerrando totalmente suas atividades no país e na vizinha Rússia. Responsável pelo desenvolvimento do popular World of Tanks, a empresa afirmou que está deixando os territórios citados com efeito imediato.

Nas últimas semanas, a Wargaming tem feito a revisão estratégica das operações de seus negócios ao redor do mundo”, afirmou a desenvolvedora em um comunicado. “A companhia decidiu que não vai mais operar qualquer negócio na Rússia e na Bielorrússia”. Segundo a empresa, quem vai assumir suas operações nos países é a Lesta Studio, que não terá mais qualquer afiliação oficial com ela.

A companhia revelou que a decisão entrou em vigor no dia 31 de março e que não pretende lucrar com a movimentação no momento atual ou no futuro. “Pelo contrário, esperamos sofrer perdas substanciais como resultado direto dessa decisão”, explicou a Wargaming. “Vamos fornecer o máximo de indenizações e apoio possível aos funcionários afetados pela mudança”.

Decisão é reflexo da guerra entre Rússia e Ucrânia

Em seu comunicado oficial, a desenvolvedora afirmou que vai colaborar com todas as leis e autoridades para garantir a segurança e apoio aos funcionários afetados. A companhia também afirmou que, durante a transição para um novo local de operações, as operações ao vivo de World of Tanks na Rússia e Bielorrússia vão ser conduzidas pela Lesta Studio.

“Apesar da magnitude dessa decisão, nós como companhia estamos confiantes no futuro de nossos negócios e estamos comprometidos a entregar jogos de qualidade para nossos jogadores”, afirma a desenvolvedora. A decisão radical de mudar o local de atividades do estúdio é fruto direto da guerra entre a Ucrânia e a Rússia, que levou à demissão do diretor criativo Sergey Burkatovskiy após ele ter se declarado favorável à invasão russa.

- Continua após a publicidade -

Embora tenha sido fundada em Minsk, desde 2011 a Wargaming tem sua sede principal situada no Chipre, mesmo que seus principais esforços de desenvolvimento ainda se concentrassem na Bielorrússia e Rússia. A companhia possui estúdios espalhados por diversas regiões do mundo, e anteriormente, havia se comprometido a ajudar na mudança de 550 funcionários situados na cidade de Kiev e a doar US$ 1 milhão à Cruz Vermelha da Ucrânia.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Wargaming, Folha de S. Paulo
Tags
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.