Créditos: AMD
- Publicidade -

Noctua anuncia lista completa de coolers AM4 compatíveis com o soquete AM5

Apenas dois modelos não são compatíveis, e a empresa está trabalhando em atualização para eles

Com anúncio do novo soquete AM5 feito pela AMD, que mudará do sistema de pin grid array (PGA) para o land grid array (LGA), é de imaginar que o encaixe para coolers seja modificado. No entanto, essa mudança não será tão difícil, pois a compatibilidade de coolers será mantida.

A popular fabricante de coolers Noctua publicou uma lista completa de soluções de resfriamento compatíveis com AM5, e existem apenas alguns produtos incompatíveis, apenas o NH-L9a-AM4 e o NM-AM4-L9aL9i. Na página de perguntas frequentes da marca, ela esclarece detalhes sobre a compatibilidade com o novo soquete. Veja o comunicado a imprensa da Noctua:

Quais coolers de processadores da Noctua são compatíveis com o AMD AM5?

O soquete AM5 (LGA 1718) é o próximo soquete da AMD para seus processadores da série Ryzen 7000 (Zen 4) de próxima geração. Consulte nossa visão geral de compatibilidade de soquetes no Noctua Compatibility Center (NCC) para ver quais modelos de coolers de CPU Noctua suportam soquete AM5 nativamente ou por meio de kits de atualização.

- Continua após a publicidade -

Em resumo, todos os coolers e kits de montagem Noctua que suportam AM4 são compatíveis com o soquete AM5, exceto o NH-L9a-AM4 e o NM-AM4-L9aL9i.

Todas as montagens Noctua AM4, exceto as do NH-L9a-AM4 e NM-AM4-L9aL9i, são fixadas nas roscas da placa traseira padrão AM4. Como essas roscas da placa traseira e seu padrão são idênticos em AM4 e AM5, nossas montagens AM4 que se conectam à placa traseira padrão da AMD também suportam AM5.

Isso significa que todos os modelos SE-AM4, bem como todos os coolers multisocket Noctua adquiridos desde 01/2019, já suportam o soquete AM5. Os coolers multisocket adquiridos antes desta data que já foram atualizados para AM4 usando os kits NM-AM4 ou NM-AM4-UxS também não requerem atualizações adicionais.

Os coolers multisocket mais antigos que foram adquiridos antes de 2019 e ainda não foram atualizados para AM4 podem ser compatíveis com o AM5 usando os kits de atualização NM-AM4 ou NM-AM4-UxS.

O NH-L9a-AM4 e o NM-AM4-L9aL9i não são compatíveis com o AM5 porque exigem a substituição da placa traseira padrão da AMD por uma personalizada, o que não é possível no AM5. Um kit de atualização AM5 dedicado para resfriadores NH-L9a, NH-L9a-AM4 e NH-L9i está em desenvolvimento.

- Continua após a publicidade -

Você pode encontrar a lista de compatibilidade de soquetes da Noctua nesta página aqui, que apresenta em tabelas quais coolers são compatíveis com o soquete AM5. 

Novo soquete AMD AM5 chega no segundo semestre de 2022 e será LGA

Novo soquete AMD AM5 chega no segundo semestre de 2022 e será LGA
Pinos passam a ficar na placa-mãe e não mais no processador, semelhante aos modelos Threadripper e CPUs da Intel

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Neowin
Tags
amd
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.