Android 2.3 é mais rápido que o iOS na web, diz pesquisa

Um estudo conduzido pela Blaze, companhia especializada na otimização de websites, mostra que o Android 2.3 (Gingerbread) é, em média, 52% mais rÁpido que o iPhone no carregamento de pÁginas na web, mesmo com os aprimoramentos trazidos pelo iOS 4.3, lançado no início deste mês.

Em mais de 45 mil testes realizados pela companhia, um Nexus S baseado na mais recente versão do sistema foi mais rÁpido que o smartphone da Apple em 84% das tentativas.


Imagem: Blaze

A diferença ocorre especialmente nos sites convencionais, com a exibição padrão dos desktops. No caso das versões móveis, ambos os sistemas ficaram empatados. Isso ocorre porque a engine do Google é mais inteligente, conforme o Electronista: ela tenta baixar o mÁximo de imagens que puder de um mesmo servidor, ao passo que consegue obter arquivos de scripts de CSS, JavaScript e outros códigos em paralelo, enquanto o iOS trabalha carregando os arquivos em série.


O tempo de carregamento das pÁginas é menor no Gingerbread, com 2.1 segundos e quase nenhuma diferença entre as versões desktop e mobile dos sites.

Com a introdução do iOS 4.3, a Apple inseriu a engine Nitro no navegador Safari, que promete carregar scripts duas vezes mais rÁpido que as versões anteriores do sistema. No entanto, a Blaze explica que os aprimoramentos não trazem resultados tão significativos na prÁtica, a não ser em ferramentas de benchmarks ou em aplicativos de alta complexidade.

Todos os testes foram realizados em uma conexão Wi-Fi estÁvel conhecida, para evitar dúvidas em relação a aspectos como a força do sinal. Os resultados podem variar de acordo com o aparelho e a versão do sistema: a Blaze afirma, por exemplo, que o Android 2.2 (Froyo) é 10% mais lento que o Gingerbread. Considerando que as últimas estatísticas mostram que apenas 1% dos smartphones Android estÁ atualizado com a versão 2.3, não serÁ surpresa se a maioria dos celulares baseados no sistema não se diferenciar do iPhone na hora de navegar pela Internet.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.