Índice do Artigo

Xbox

Senadores dos Estados Unidos demonstram preocupação sobre a venda da Activision para a Microsoft

Senadores dos Estados Unidos demonstram preocupação sobre a venda da Activision para a Microsoft
Créditos: Reprodução/Polygon

Anunciada em janeiro deste ano, a compra da Activision Blizzard pela Microsoft pode encontrar barreiras para ser aprovada no senado dos Estados Unidos. Um grupo de senadores formado por nomes como Bernie Sanders e Elizabeth Warren enviou uma carta à Federal Trade Commission (FTC) exigindo um maior rigor nos processos do órgão regulatório.

O documento questiona se a aquisição pode “exacerbar a enxurrada de alegações de abuso sexual, assédio e retaliação decorrentes de investigação federais e estaduais recentes” contra a publicadora. Em julho de 2021, a Califórnia abriu um processo contra a empresa, acusando-a de promover assédio direcionado a mulheres e condições desiguais no ambiente de trabalho.

Já em março deste ano, uma nova acusação contra a Activision Blizzard foi iniciada por uma funcionária que afirmou ter sido obrigada a ingerir álcool dentro do ambiente de trabalho, marcado pelos comentários sexuais frequentes. O desenvolvimento mais recente dos processos aconteceu nesta semana, quando um juiz permitiu que a companhia criasse um fundo de US$ 18 milhões para compensar os trabalhadores afetados.

Presença de Bobby Kotick é questionada

Os senadores também demonstraram preocupações quanto à permanência de Bobby Kotick no comando da Activision Blizzard caso a aquisição seja permitida, bem como questionaram os pagamentos milionários que ele deve receber com o negócio. Enquanto tanto a Microsoft quanto a publicadora não tocaram publicamente no assunto, a expectativa é que ele deixe o cargo de CEO no final do processo de transição, que deve ocorrer somente em 2023.

A manifestação dos senadores acontece de forma separada ao processo de investigação conduzido pela FTC, que tem adotado posturas mais críticas à união de grandes empresas desde o começo da administração do presidente Joe Biden. “Estamos profundamente preocupados sobre a consolidação na indústria da tecnologia e no impacto aos trabalhadores”, afirma a carta enviada ao órgão.

Na semana passada, a FTC enviou às empresas um pedido de informações adicionais sobre a negociação e seus possíveis impactos — algo considerado um procedimento de rotina. O CEO da Microsoft, Satya Nadella, afirmou que não se preocupa com um possível bloqueio da aquisição, já que, mesmo após ela, a companhia continuaria ocupando somente o terceiro lugar no mercado global de games.
 

Via: Wall Street Journal, GameSpot

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções