- Publicidade -

Fortnite pode usar nova lei da União Europeia para voltar ao iOS

A Epic Games poderia voltar a oferecer seu jogo sem ter que usar os sistemas da App Store
Créditos: Divulgação/Epic Games

Ausente dos dispositivos iOS de forma oficial desde que a Epic Games tentou passar a vender microtransações sem passar pelo intermédio da Apple, Fortnite pode voltar ao sistema graças a uma nova lei da União Europeia. O Ato de Mercados Digitais (DMA) do bloco pode forçar fabricantes a fornecer uma maior liberdade na maneira como consumidores adquirem aplicativos e lidam com seus aparelhos.

Na prática, o ato deve forçar à Apple a permitir a instalação de aplicativos que não passam diretamente por sua App Store — atitude conhecida atualmente como sideloading. Enquanto isso já é possível no Android (apesar das recomendações contrárias do Google), em aparelhos como o iPhone e o iPad isso atualmente só é possível caso eles sejam desbloqueados.

Caso o Ato de Mercados Digitais entre em ação, a Epic Games poderia voltar a fornecer Fortnite para dispositivos iOS através de um launcher próprio. Até o momento o DMA não foi aprovada, mas a expectativa é que sua votação passe e ela entre em ação até o mês de outubro deste ano, trazendo grandes mudanças para o mercado mobile.

União Europeia quer dar mais liberdade aos consumidores

Acreditamos que o dono de um smartphone deve ter a liberdade de escolher como ele é usado”, afirmou o porta-voz da Comissão Europeia, Johannes Bahrke, em uma mensagem enviada ao The Verge. “Essa liberdade inclui poder optar por fontes alternativas de aplicativos em seu smartphone. Com o DMA, o dono de um smartphones também vai poder aproveitar os serviços seguros da loja de aplicativos padrão”, explicou.

Além de permitir que usuários instalem Fortnite — e qualquer outro jogo ou aplicativo —, o DMA também deve mudar a forma como desenvolvedores monetizam seus produtos. Agora não será mais preciso usar os sistemas de pagamentos da Apple para fazer parte da Apple Store, por exemplo.

- Continua após a publicidade -

Fortnite retorna para iOS através do GeForce Now da Nvidia

Fortnite retorna para iOS através do GeForce Now da Nvidia
Plataforma de streaming de jogos da Nvidia permite jogatina em smartphones

A nova lei deve enfrentar grande resistência da dona do iPhone, que no passado já se posicionou contra o sideloading por afirmar que ele constitui um grande risco de segurança a seus aparelhos. Segundo a empresa, a quantidade de ameaças crescente do MacOS é prova do que pode acontecer quando um sistema se torna aberto para distribuição de softwares por diversos meios.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: The Verge
Tags
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.