Índice do Artigo

AMD

Steam Deck vs. Aya Neo Next: benchmarks mostram quem se sai melhor

Steam Deck vs. Aya Neo Next: benchmarks mostram quem se sai melhor
Créditos: YouTube/ETA PRIME

O Steam Deck, PC portátil da Valve, é um objeto de desejo entre muitos jogadores. Enquanto que o mini computador da Valve ainda não está disponível por aqui, temos também opções como o Aya Neo Next. Ambos contam com SoCs bem competentes da AMD, apesar da solução da Valve ter hardware mais recente. Quer saber como um embate lado a lado entre os dois seria? O canal no YouTube ETA PRIME fez esse favor para nós.

Mas antes, as specs

O Steam Deck conta com um SoC AMD com 4 núcleos Zen 2, somando 8 threads. O CPU tem clock base em 2.4 GHz e boost para 3.5GHz. E aqui começam as maiores vantagens para o portátil da Valve: o uso da tecnologia DDR5 (16GB LPDDR5-5500) e o uso de gráficos RDNA 2 e suas 8 unidades computacionais rodando a 1.6 GHz. O Steam Deck consome entre 4 a 15W, segundo o site oficial.

O Aya Neo Next é equipado com um Ryzen 7 5800U. Esse é um CPU mais potente com 8 núcleos e 16 threads  baseados em Zen 3. Ele funciona com frequências de 1.9 GHz (base) e 4.4 GHz (boost). Apesar de ter um CPU mais potente, o restante das especificações ficam abaixo do rival. O Aya Neo Next conta com 16GB LPDDR4-4667 e gráficos Vega, também com 8 unidades computacionais operando a 2Ghz.

Ambos contam com as mesmas tecnologias de tela, então todos os jogos foram testados em uma tela de 7 polegadas com resolução de 1280×800 pixels.

Benchmarks

Em God of War, com preset gráfico “original” (médio) e FSR em performance, o Aya Neo Next, configurado em 16W, tem dificuldade em manter os 30FPS. Já em 28W, o portátil até passa um pouco desse valor, garantindo performance mais próxima dos 30FPS por mais tempo. Já o Steam Deck alcança mais de 40FPS com certa facilidade.

Mesmo com seus 7 anos de idade, The Witcher 3 dá trabalho para o SoC do Aya Neo Next configurado em 16W. Com o jogo configurado no preset mínimo, o mini PC não atinge 60FPS no trecho testado. Subindo para 28W, o Aya Neo consegue atingir os 60FPS. O Steam Deck não tem muita dificuldade em manter os 60FPS o tempo todo, consumindo menos.

Em Elden, com o Aya Neo Next configurado em 28W, o portátil consegue passar dos 40FPS com o jogo configurado no preset mínimo no trecho testado. O Steam Deck não faz feio com seus 15W e entrega médias acima dos 30FPS. Forza Horizon configurado no mínimo não deu trabalho para nenhum dos dois, ambos entregaram altas taxas de quadros.

O youtuber ainda apresenta alguns benchmarks sintéticos. No que exige CPU, o Aya Neo Next fica consideravelmente na frente do Steam Deck, especialmente configurado em 28W. Porém quando o assunto é GPU, como foi comprovado pelos jogos, a iGPU baseada em RDNA 2 é superior e eficiente.

Via: Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções