Índice do Artigo

AMD

AMD confirma que o Ryzen 7 5800X3D não é compatível com overclocks

AMD confirma que o Ryzen 7 5800X3D não é compatível com overclocks
Créditos: Divulgação/AMD

A AMD confirmou nesta quinta-feira (17) os rumores de que o Ryzen 7 5800X3D, sua primeira CPU voltada a consumidores com a tecnologia V-Cache 3D não vai ter suporte a overclocks. A informação já havia sido passada a fabricantes de placas-mães, que foram instruídos a limitar a maneira como os usuários podem configurar o novo hardware.

Segundo a companhia, o motivo para a limitação é o fato de que o sistema V-Cache 3D não consegue trabalhar corretamente em voltagens altas. Segundo Robert Hallock, diretor de marketing técnico da fabricante, isso significa que as maneiras como a voltagem e a frequência do processador escalam são muito diferentes do que foi visto em modelos anteriores.

YouTube video

Nas partes de desktops que vocês nos viram lançar no passado há uma variação de até 1,45 V ou 1,5 V no modo boost e esse não é o limite do V-Cache 3D. O limite de voltagem está mais próximo de 1,3 V a 1,35 V”, explicou Hallock ao site canal Hot Hardware.  Ele explica que a decisão de não permitir o overclock da CPU está ligado ao fato de que a versão enviada às lojas já explora todos os limites de voltagem e frequência possíveis no momento atual.

Ryzen 6 5800X3D traz estrutura complexa

Além de apostar na tecnologia V-Cache 3D, o Ryzen 7 5800X3D também chama a atenção pela estrutura complexa, na qual o cache com a nova tecnologia é instalado sobre o cache L3 Zen 3 “embarcado”. Conforme explica o site Tom’s Hardware, a ligação feita através de vias de silício torna a superfície da matriz não uniforme — para corrigir isso, a AMD instala espaçadores estruturais de silício que retêm calor e poderiam dificultar o processo de overclock.

As limitações de voltagem da nova CPU se refletem nas frequências oferecidas aos consumidores: o clock básico do modelo é 400 Mhz menor (200 Mhz, no modo boost) em comparação com o Ryzen 7 5800X, por exemplo. O uso da nova tecnologia deve compensar isso, oferecendo melhorias de desempenho substanciais, especialmente no segmento de games.

Junto ao Ryzen 7 5800X3D, a AMD apresentou o Ryzen 7 5700X de 8 núcleos com 16 threads, clock base de 3,4 GHz e Boost de 4,6 Ghz e outros cinco modelos de processadores — 4 deles oferecendo 6 núcleos de processamento com valores abaixo dos US$ 199. A expectativa é que a empresa continue apostando em mais lançamentos nos próximos meses, que serão baseados tanto nas arquiteturas Zen2 quanto Zen3.
 

Via: Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções