Índice do Artigo

Nvidia

NVIDIA reduz custo de GPUs de 8% a 12%; consumidores devem ver redução de preços em breve

NVIDIA reduz custo de GPUs de 8% a 12%; consumidores devem ver redução de preços em breve
Créditos: Divulgação/NVIDIA

Quem passou os últimos anos sofrendo para encontrar uma nova GPU graças aos baixos estoques e ao aumento de preços deve ter motivos para comemorar em breve. Segundo informações obtidas pelo site WCCFTech, a NVIDIA anunciou que vai reduzir de 8% a 12% os preços-base cobrados de suas fabricantes parceiras.

A diminuição nos valores deve ter impacto direto sobre o público consumidor, que deverá ver os preços de placas de vídeo começarem a diminuir nas próximas semanas. Enquanto a diminuição ainda deve depender de aspectos como margens de lucro, taxas de distribuição e armazenamento, ela parece inevitável no momento atual.

A decisão da NVIDIA surge em um momento no qual preços de GPUs já se tornam um pouco mais acessíveis graças a um momento de baixa no mercado de criptomoedas. Com a desvalorização de opções como o Bitcoin e o Ethereum, a mineração tem se mostrado menos lucrativa, o que dificulta recuperar os custos envolvidos na criação de grandes centros dedicados à atividade.

Problemas de suprimento podem continuar

Ao mesmo tempo em que os custos dos processadores gráficos da NVIDIA tendem a baixar, ainda não deve ser uma tarefa fácil encontrar muitos modelos nas lojas em um momento inicial. Isso acontece porque a indústria de semicondutores continua sofrendo com a falta de componentes, que deve ser complicada por novos surtos de COVID-19 na China — o mais recente deles paralisou as atividades do “Vale do Silício” local.

A expectativa é que a situação comece a melhorar a partir do segundo semestre do ano, quando a fabricante deve anunciar sua nova linha RTX 40 baseada na arquitetura Ada Lovelace. Os novos produtos devem conviver nas lojas com a linha RTX 30, e a empresa deve se aproveitar dos maiores rendimentos das linhas de produção da Samsung e da TSMC para aumentar a quantidade de produtos que chegam às lojas.

O que pode trazer instabilidade à indústria dos semicondutores é a guerra entre a Ucrânia e a Rússia, que afetou os suprimentos mundiais de gás neón. Enquanto fundições como a TSMC afirmam que possuem estoques substanciais do elemento, o prolongamento do conflito pode complicar o processo de fabricação de novos componentes e resultar no fim da tendência de queda de preços registrada nos últimos meses.
 

Via: WCCFTech

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções