- Publicidade -

Mascar chicletes pode reduzir enjoos causados por realidade virtual

Estudo traz uma solução simples para quem sofre ao utilizar tecnologia VR
Créditos: Oculus Quest 2/Reprodução

A Realidade Virtual é diversão pura! Se você ainda não experimentou, deveria - caso possa, claro. Mas, infelizmente, mesmo que você tenha grana para investir na tecnologia VR e se divertir com jogos ou mesmo em ambientes de metaverso, algumas pessoas acabam batendo numa barreira: a cinetose.

A cinetose é um efeito colateral gerado pela incompatibilidade entre a movimentação e o que seus sentidos informam ao seu sistema nervoso. Isso acaba gerando tontura, queda de pressão e vômito. Algumas pessoas são mais sensíveis a esse efeito, que é resultado da percepção que seu corpo tem ao tentar “sincronizar” o que você está vendo e ouvindo com o movimento que executado. Isso pode acontecer em uma viagem de carro, por exemplo. E - como você deve ter imaginado - esse efeito também pode ocorrer ao utilizar a tecnologia VR. Entretanto, a ciência (mais uma vez), vem para salvar a diversão dos entusiastas da Realidade Virtual.

Chiclete contra a cinetose

O Experimental Brain Research, publicou um estudo onde os pesquisadores relatam a descoberta de que a utilização de chicletes pode aliviar os efeitos do enjoo. O estudo foi conduzido com 77 adultos que experienciaram o VR por 15 minutos, onde era simulado um voo de helicóptero, com busca e resgate. Uma parte dos participantes da pesquisa recebeu gomas de hortelã-pimenta e a outra parte goma com sabor de gengibre, enquanto um terceiro grupo não recebeu goma alguma.

Aqueles que mascaram o chiclete, relataram dores menores na experiência; os que utilizaram chicletes com sabores que gostavam, disseram ter uma sensações mais agradáveis ao utilizar o VR -  o que pode indicar que ao utilizar chicletes com seu sabor preferido a prática seja mais tranquila.

Esses enjoos ao ser exposto a movimentação, como acontece no VR, se dividem entre enjoo visualmente induzido (VMS), distúrbio do enjoo (MSD) e distúrbio VIMS (VIMSD), e futuramente poderão ser incluídos na Classificação Internacional de Distúrbios Vestibulares. E isso pode ser causado tanto pelos óculos quanto pelos fones VR; que hoje são encontrados em diversas plataformas e modelos como PSVR, Valve Index, HTC Vive e Oculus Quest.

Então, se você gastou uma nota na tecnologia VR e tem sofrido desse mal, mascar um chicletinho de tutti-frutti pode ser a solução na hora de se divertir com as inovações desta maravilha - pelo menos o chiclete não é que nem o aparelho.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: The Gamer
Tags
  • Redator: Eddy Venino

    Eddy Venino

    Jornalista atuando na área de entretenimento desde 2017. Escrevo sobre games, séries, filmes, música e literatura. Sou idealizador do projeto NOIZ (@noizplay), que tenta tornar a cultura POP um local mais receptivo para que todos possam curtir seu lado geek/nerd/gamer, através da discussão de pautas sociais dentro do entretenimento.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.