Mensagem falsa sobre radiação causa pânico na Ásia

Uma mensagem falsa alertando as pessoas de que a nuvem de radiação da usina nuclear de Fukushima teria vazado para além do Japão tem causado pânico nas pessoas pela Ásia. A mensagem, que se coloca como um aviso da BBC, tem circulado desde segunda feira.

Ela alerta as pessoas para tomarem as precauções necessÁrias contra possíveis efeitos da radiação. A BBC noticiou em seu site que não mandou nenhuma mensagem de gênero, mesmo assim o texto tem assustado os moradores, principalmente das Filipinas.

A imprensa asiÁtica reporta que trabalhadores e estudantes foram mandados para casa depois que os rumores começaram a se espalhar, forçando o governo filipino a lançar uma negativa oficial.

Desastres como o que estÁ ocorrendo no Japão normalmente desencadeiam uma série de e-mails falsos com o objetivo de fazer os usuÁrios baixarem malwares ou simplesmente criar pânico. O US Computer Emergency Readiness Team (US-CERT), alerta aos usuÁrios para tomarem cuidados com e-mails relacionados ao terremoto no Japão. "Estes e-mails podem conter links que levam a malwares ou a sites de phishing," diz o comunicado da US-CERT.

- Continua após a publicidade -

Nas Filipinas, o Departamento de Ciência e Tecnologia chamou uma coletiva de imprensa para reassegurar ao público que eles estão seguros mesmo que os níveis de radiação no Japão continuem subindo.

A Radiação na usina de Fukushima jÁ atingiu níveis danosos, após as explosões nos três reatores, mas não hÁ indícios de que ela esteja afetando qualquer coisa fora das suas Áreas próximas. Os oficiais do governo japonês aumentaram a zona de perigo, alertando os moradores de um raio de 30km a deixarem suas casas.

Assuntos
Tags
  • Redator: Alexandre Lunelli

    Alexandre Lunelli

    Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alexandre é um entusiasta da fotografia, música, e demais áreas que não cansem muito. Fã da comunidade opensource, e sonha com um mundo mais bonito, igualitário e sem o trabalho, mal que corrompe a humanidade.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.