Menor câmera do mundo tem o tamanho de um grão de sal

O Fraunhofer Institute, em parceria com a firma especializada em sensores de imagem Awaiba, criou a menor câmera do mundo, com nada mais que um milímetro cúbico. O tamanho do equipamento é equivalente ao de um único grão de sal, segundo o instituto, e o preço também deve ser pequenininho, a ponto de tornar a câmera descartÁvel.

A ideia é utilizÁ-la em equipamentos médicos para realizar procedimentos como a endoscopia, por exemplo. Assim, os processos podem se tornar muito mais baratos e menos invasivos no corpo humano.



De acordo com o Crunchgear, a câmera opera em uma resolução de 250x250 pixels e envia o sinal através de um cabo elétrico, ao invés de utilizar fibra óptica. A resolução pode não ser das maiores, mas como não se trata de um eletrônico de consumo, a medida deve ser suficiente para suas aplicações.

O protótipo jÁ estÁ pronto e a versão final do produto deve ser disponibilizada em 2012. Embora prometa tornar possível o lançamento de equipamentos que "custam apenas alguns poucos euros", o Fraunhofer Institute ainda não divulgou o preço da câmera.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.