Canon adere à tecnologia de interconexão Thunderbolt da Intel

A Intel revelou que a Canon aderiu à tecnologia de interconexão (transferência de dados) Thunderbolt (anteriormente chamada de Light Peak).

Trata-se de um nome de peso, uma vez que a Canon atua em uma ampla gama de eletrônicos para o consumidor, tais como câmeras digitais, impressoras, projetores, dentre outros.

De acordo com Hiroo Edakubo, executivo da divisão de produtos de vídeo da Canon, a companhia estÁ particularmente excitada com a tecnologia Thunderbolt, que trarÁ um novo vídeo de desempenho e facilidade para o mercado multimídia.

Aos poucos a nova tecnologia de transferência de dados da Intel vai se tornando padrão no mercado, uma vez que pesos pesados jÁ anunciaram a adesão ao Thunderbolt, como é o caso da Apple, Canon, LaCie, Promise, Seagate, Western Digital, dentre outras companhias da indústria de softwares.

- Continua após a publicidade -


O Thunderbolt suporta dois protocolos de comunicação de baixa latência - PCI Express para transferência de dados e DisplayPort para exposições em telas. A tecnologia funciona em fluxos de dados em ambas as direções, ao mesmo tempo. Assim, os usuÁrios obtêm o benefício de usufruírem da largura de banda total em ambos os sentidos, ao longo de um único cabo.

Com os dois canais independentes, o Thunderbolt provê uma largura de banda total de 10Gb/s para o primeiro dispositivo na cadeia de dispositivos. Todos os dispositivos compartilham um conector Mini DisplayPort comum.

Atualmente apenas uma restrita gama de produtos é capaz de tirar proveito de toda a largura de banda da tecnologia, como é o caso de placas grÁficas externas, SSDs externos e demais soluções de armazenamento baseado em RAID e alguns equipamentos profissionais.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.