"Direct3D é melhor que OpenGL", revela John Carmack

O "mago" por trÁs de algumas das "obras primas" mais fantÁsticas da indústria dos jogos eletrônicos deu uma declaração considerada bombÁstica pela comunidade gamemaníaca.

Em entrevista ao pessoal do Bit-tech, John Carmack, responsÁvel por clÁssicos como Doom e Quake (além do aguardado Rage), pegou a comunidade de surpresa ao dizer que a API grÁfica da Microsoft, Direct3D, é uma melhor plataforma de criação que a OpenGL. Detalhe: Carmack sempre foi reconhecido pela apologia em favor da API aberta OGL.


(John Carmack)


"Eu realmente acho que, hoje, o Direct3D é a melhor API da indústria. A Microsoft teve a coragem de continuar a fazer mudanças significativas para melhorar a API, mesmo que estas possam ter gerado algum tipo de incompatibilidade, enquanto que o OpenGL foi retardado por questões de compatibilidade. O Direct3D lida melhor com questões de multi-threading, e as versões mais recentes gerenciam melhor  a situação", revelou o programador chefe da id Software.

- Continua após a publicidade -

Apesar da declaração, Carmack esclareceu que a sua companhia não tem planos de abandonar o OpenGL em favor do Direct3D, apesar das desvantagens. Ao que parece, o que mantém a id Software com o OGL é apenas uma questão de conveniência e comodidade. Além de todo trabalho e custo que a produtora teria na migração de plataforma, a id Software trabalha com um amplo universo de plataformas (como é o caso dos dispositivos moveis). Ponto positivo para a manutenção (pelo menos por enquanto) do uso do OpenGL.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.