Índice do Artigo

Intel

Intel Arc 300: veja especificações técnicas das GPUs de entrada da Intel

Intel Arc 300: veja especificações técnicas das GPUs de entrada da Intel
Créditos: Reprodução/SisSoftware

Enquanto as GPUs para desktops Arc Alchemist tiveram seu lançamento adiado para o segundo trimestre de 2022, as primeiras unidades de teste dos produtos já começaram a chegar a sites estrangeiros. Entre eles está o SiSoftware que, além de ter a oportunidade de conferir o modelo de entrada A380, também revelou pela primeira vez as especificações completas dos dispositivos pertencentes à linha DG2.

Enquanto o modelo analisado não surpreende e realmente cumpre sua função de ser um hardware de entrada, os detalhes das demais placas revelam possibilidades interessantes. Em sua análise, o site afirmou que a A380 fica aquém de competidores como a GTX 1660Ti e a RX 6500 XT em testes relacionados a análise criptográficas e processamento de imagem — resultado do foco do veículo no padrão de programação OpenCL.

Especificações da linha Arc

  Série A300 Série A500 Série A700
Unidades de Execução 128 384 512
Shaders 1024 3072 4096
Memória 6 GB 12 GB 16 GB
Velocidade da memória 14 Gbps 16 Gbps 16 Gbps
Largura de barramento da memória 96 Bit 192 Bit 256 Bit
Suporte a API OpenCL 3.0,
DirectX 12 Ultimate
OpenCL 3.0,
DirectX 12 Ultimate
OpenCL 3.0,
DirectX 12 Ultimate

Modelo A380 se assemelha à GTX 1650 Super

Segundo o SiSoftware, a placa de vídeo mais semelhante à A380 disponível atualmente é o modelo GTX 1650 da NVIDIA, dentro dos padrões estabelecidos pelo teste. A análise afirma que o dispositivo peca por não trazer suporte ao sistema FP64 de matemática de ponto flutuante, mas compensa isso por apresentar tensor cores que ajudam na multiplicação de matrizes e trabalhos de menor precisão.

Em outras palavras, o review do site se focou mais nas capacidades matemáticas da GPU, deixando de lado aspectos considerados importantes para games, como seu desempenho em APIs como o DirectX 12. Até o momento os modelos A500 e A700 não foram testados, mas a expectativa é que ambos batam com folga os resultados obtidos pela A380.

Uma das vantagens da placa de entrada é o fato de ela consumir pouca energia — somente 75W —, o que deve se mostrar útil para a construção de sistemas compactos. Segundo a Intel, os primeiros modelos das GPUs Arc Alchemist a chegar ao mercado vão ser voltados para notebooks e outros dispositivos portáteis, e quem espera pelos produtos voltados ao mercado de desktops terá que esperar pelo menos até abril para que eles comecem a ser disponibilizados.
 

Via: SisSoftware, Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções