Índice do Artigo

Intel

Intel faz demonstração de CPU Raptor Lake com 24 núcleos e 32 threads

Intel faz demonstração de CPU Raptor Lake com 24 núcleos e 32 threads
Créditos: Intel

Com a atual geração de processadores Alder Lake, a Intel trouxe ao mercado uma arquitetura híbrida que abriu um novo caminho para a própria companhia. Esse caminho será continuado pela próxima, a décima terceira, de codinome Raptor Lake. Em apresentação aos investidores, a Intel deu uma palhinha do que está por vir com a próxima geração.

Os CPUs Intel Raptor Lake serão fabricados no processo chamado Intel 7 (10nm melhorado), assim como a atual 12ª geração Alder Lake. A Intel promete que a décima terceira geração de CPUs trará uma melhora de desempenho na casa de dois digitos. Os processadores Raptor Lake terão capacidades de overclock melhoradas e serão compatíveis com o atual socket LGA1700, que comporta os processadores de 12ª geração.

Durante a apresentação, foi usado o melhor SKU do lineup Raptor Lake, que é equipado com 24 núcleos e 32 threads e, segundo a Intel, essa será a configuração high-end em processadores da 13ª geração. Os 24 núcleos são compostos de 8 núcleos de performance, além de 16 núcleos eficientes. Para efeito de comparação, o i9-12900K, atual topo de linha, tem 16 núcleos 24 threads. Provavelmente o CPU Raptor Lake em questão seja um i9 (13900K).

O primeiro teste, feito com Blender, já leva o processador Raptor Lake e todos os seus 32 threads ao máximo. Como se isso já não bastasse, logo depois, uma renderização com Adobe After Effect foi feita. Ao minimizar a janela com o Blender, todos os núcleos de performance voltam para o estado ocioso, prontos para executarem outra tarefa, que nesse caso foi feito do software da Adobe.

Enquanto estes núcleos trabalhavam em renderização com o After Effect, é possível ver que ainda sobra “espaço” para preencher com mais tarefas. Além disso, os outros threads permanecem trabalhando na renderização do Blender. A proposta da Intel com a arquitetura híbrida é levar a tarefa certa ao núcleo certo, o que fica claro nesse vídeo.

A 13ª geração Intel Raptor Lake está previsto para o segundo semestre deste ano e irá concorrer diretamente com a próxima geração AMD Ryzen 7000 “Raphael”, também esperado para a segunda metade de 2022.

Via: Videocardz

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções