Malware Zeus ataca smartphones BlackBerry

Por mais que seja considerado seguro e, portanto, amplamente utilizado no segmento corporativo, a plataforma dos smartphones BlackBerry começa a sofrer com ataques de cibercriminosos. A mais recente ameaça é o malware Zeus, originalmente criado para PCs, relacionado a botnets que chegaram a causar prejuízos de mais de um milhão de dólares.

A Trend Micro descobriu uma variante do malware, identificada como BBOS_ZITMO.B, que atinge os smartphones da RIM. Assim como em sua equivalente para PC, a ameaça não apresenta nenhuma interface grÁfica para o usuÁrio que possa denunciar uma infecção. Ao invés disso, exclui-se da lista de aplicativos para não ser percebida.


Uma vez instalado, o malware envia uma mensagem de confirmação para o administrador da botnet, sinalizando que o smartphone estÁ pronto para receber comandos. De acordo com a Trend Micro, o BBOS_ZITMO.B é capaz de exibir, apagar, ocultar e encaminhar SMSs, bloquear ou desbloquear chamadas e números de telefone,  adicionar, alterar ou remover remetentes nas mensagens, e até mesmo ligar ou desligar o aparelho.

Esse tipo de variante tem sido utilizada para roubar códigos de confirmação, enviados por SMS, de transações bancÁrias online, segundo a empresa de segurança Fortinet. A técnica é uma espécie de segundo passo, utilizada em conjunto com engenharia social e infecção no PC. "Primeiro, é necessÁrio obter as credenciais de banco da vítima, mas os cibercriminosos não podem simplesmente fazer o login no site e roubar o dinheiro porque eles precisam passar pelo segundo estÁgio da autenticação, que é o número da transação que é enviado ao telefone", explicou à eWeek o especialista Derek Mankey, gerente de pesquisas na Fortinet.

Outras variantes do malware atingem o Symbiam (SYMBOS_ZBOT.B) e Windows Mobile (WINCE_ZBOT.B). Com o aumento das ameaças móveis em conjunto com a a popularização de transações bancÁrias realizadas por telefone, a Trend Micro recomenda que os usuÁrios protejam seus aparelhos celulares e tenham cuidado ao instalar aplicativos ou clicar em links enviados por desconhecidos.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual vai ser o melhor game lançado em maio de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.