Índice do Artigo

Notícias

Malware Zeus ataca smartphones BlackBerry

Por mais que seja considerado seguro e, portanto, amplamente utilizado no segmento corporativo, a plataforma dos smartphones BlackBerry começa a sofrer com ataques de cibercriminosos. A mais recente ameaça é o malware Zeus, originalmente criado para PCs, relacionado a botnets que chegaram a causar prejuízos de mais de um milhão de dólares.

A Trend Micro descobriu uma variante do malware, identificada como BBOS_ZITMO.B, que atinge os smartphones da RIM. Assim como em sua equivalente para PC, a ameaça não apresenta nenhuma interface grÁfica para o usuÁrio que possa denunciar uma infecção. Ao invés disso, exclui-se da lista de aplicativos para não ser percebida.

Uma vez instalado, o malware envia uma mensagem de confirmação para o administrador da botnet, sinalizando que o smartphone estÁ pronto para receber comandos. De acordo com a Trend Micro, o BBOS_ZITMO.B é capaz de exibir, apagar, ocultar e encaminhar SMSs, bloquear ou desbloquear chamadas e números de telefone,  adicionar, alterar ou remover remetentes nas mensagens, e até mesmo ligar ou desligar o aparelho.

Esse tipo de variante tem sido utilizada para roubar códigos de confirmação, enviados por SMS, de transações bancÁrias online, segundo a empresa de segurança Fortinet. A técnica é uma espécie de segundo passo, utilizada em conjunto com engenharia social e infecção no PC. “Primeiro, é necessÁrio obter as credenciais de banco da vítima, mas os cibercriminosos não podem simplesmente fazer o login no site e roubar o dinheiro porque eles precisam passar pelo segundo estÁgio da autenticação, que é o número da transação que é enviado ao telefone”, explicou à eWeek o especialista Derek Mankey, gerente de pesquisas na Fortinet.

Outras variantes do malware atingem o Symbiam (SYMBOS_ZBOT.B) e Windows Mobile (WINCE_ZBOT.B). Com o aumento das ameaças móveis em conjunto com a a popularização de transações bancÁrias realizadas por telefone, a Trend Micro recomenda que os usuÁrios protejam seus aparelhos celulares e tenham cuidado ao instalar aplicativos ou clicar em links enviados por desconhecidos.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções