Samsung tenta atrair desenvolvedores insatisfeitos com a Nokia

Com a parceria da Nokia com a Microsoft, a companhia planeja adotar o Windows Phone 7 como sua plataforma principal, deixando o Symbian um pouco de lado. Pensando nos desenvolvedores que criam soluções para o sistema da Nokia, a Samsung resolveu enviar convites para tentar atraí-los para programar aplicativos para o seu próprio sistema, o Bada.

Alguns programadores na Índia receberam via e-mail o convite que, conforme o Unwired View, também deve chegar a outros países. "Se você é um desenvolvedor Symbian insatisfeito com os recentes anúncios da Nokia e por isso estÁ procurando por uma nova plataforma para mostrar seus talentos, nós dizemos ‘olÁ!' e ‘bem-vindo ao Bada!', diz a mensagem.



A Samsung ainda oferece um guia para o desenvolvimento de aplicações Bada, feito sob medida para os desenvolvedores novatos na plataforma ou para aqueles que querem migrar seus apps do Symbian. 

O Bada foi lançado em meados de 2010, como uma alternativa própria da Samsung para concorrer com companhias como a Apple e a RIM. Embora não tenha a mesma tradição e popularidade do Symbian, o Bada também tem seu foco no mercado de aparelhos low-end, assim como a Nokia vem tentando fazer com o Symbian, conforme o Engadget.

A companhia finlandesa confirmou, no anúncio de sua parceria com a Microsoft, que não abandonaria o Symbian. A empresa, ainda esta semana, reforçou sua posição, afirmando que o seu sistema próprio sobreviverÁ enquanto continuar lucrativo. JÁ a Samsung planeja vender pelo menos dez milhões de smartphones baseados em Bada, segundo o Unwired View, o que pode ser uma alternativa interessante aos desenvolvedores que não querem programar para um sistema com futuro incerto.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.