AMD Bulldozer série FX chegará em junho e Fusion LIano em julho?

Boas novas para quem pretende fazer um amplo upgrade no meio do ano. Fontes ligadas à AMD confidenciaram hoje que a companhia lançarÁ grandes novidades no meio do ano.

Dentre as novidades destaca-se a chegada, entre 20 e 24 de junho, dos processadores de alto desempenho (linha FX) da aguardada geração Bulldozer. Outra promessa é o lançamento das primeiras APUs da série A (geração LIano), previstas para 4-8 de julho.

Pelo que se comenta, os Bulldozers FX serão cerca de 50% mais velozes do que os atuais Phenom II.

Para quem não sabe, a geração Bulldozer é o passo mais importante da AMD dos últimos anos. Os novos processadores contarão com núcleos encapsulados em até 4 módulos, cada um composto de dois núcleos inteiros independentes que compartilham as funcionalidades e recursos de fetch, decode e L2, com registradores dedicados, uma unidade de ponto flutuante com 2 canais FMAC de 128 bits com um registrador FP. Com até 8 núcleos, a nova geração receberÁ um aumento de 77% na quantidade de memória cache, passando dos atuais 9MB para 16MB, sendo 8MB de memória unificada L3 e outros 8MB de L2, com 2MB para cada um dos 4 módulos dual-core.

- Continua após a publicidade -

Desde 2006 que a AMD não utilizava a nomenclatura FX em seus produtos. O último processador a receber tal "selo" foi o Athlon 64 FX-70. Ao que parece, a companhia optou em "adormecer" o nome, uma vez que seus produtos não tinham poder de fogo suficiente para bater de frente com a linha Core i7 Extreme. Desta forma, a volta da nomenclatura é um forte indicativo da confiança que a companhia tem com o Bulldozer.

Ainda de acordo com as mesmas fontes, a AMD lançarÁ em 2011 4 processadores de 8 núcleos que farão parte da linha FX-8000; 2 de 6 núcleos, integrantes da linha FX-6000; e 2 quad-core da linha FX-4000.

Em se tratando das APUs Fusion série A, a AMD lançarÁ um total de 11 produtos no ano. A idéia da companhia com a geração LIano é a de oferecer "CPUs" de baixo custo, com boa performance para o segmento, principalmente no que diz respeito ao desempenho grÁfico 3D.

Assuntos
Tags
amd
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.