Índice do Artigo

Notícias

Adobe lança ferramenta que converte Flash em HTML5

A Adobe disponibilizou para a comunidade de desenvolvedores o Wallaby, uma ferramenta de conversão de arquivos gerados em Flash no formato .fla para o HTML5. O aplicativo é baseado no runtime Adobe AIR e, para realizar o seu trabalho, exige apenas que o usuÁrio arraste e solte os arquivos que deseja converter.

A novidade deve expandir a visualização de conteúdo especialmente nas plataformas da Apple. O iOS, sistema operacional do iPhone, iPod touch e do iPad, mantém-se incompatível com o Flash, postura que jÁ foi alvo de controvérsias e críticas, chegando a gerar uma campanha da própria Adobe contra as restrições da companhia de Cupertino.

Entre as razões para a incompatibilidade, a Apple aponta as vulnerabilidades no Flash, bem como o consumo excessivo de bateria e os travamentos constantes que ele causa nos computadores baseados em Mac OS.

O Wallaby deve ajudar a levar ao iOS um conteúdo até então impossível de ser visualizado. No entanto, nem todos os recursos do Flash funcionarão no arquivo final em HTML5, conforme o Macworld. Filtros (com exceção do “alpha”), mÁscaras dinâmicas, texto em TLF (Text Layout Framework), transformações em 3D, ActionScript, Áudio e vídeo ainda não são suportados pela nova ferramenta.

A Adobe espera que os desenvolvedores utilizem o Wallaby para criar conteúdos simples, como banners de publicidade e algumas animações. Para tanto, recursos do Flash como vetores, imagens, texto comum, keyframes, MovieClips, botões com rollover e os “tweens” de movimento são compatíveis  com o aplicativo.

Disponível gratuitamente para download, o Wallaby ainda deve passar por muitas melhorias. “Estamos disponibilizando a ferramenta como uma tecnologia experimental, é algo que esperamos obter feedback dos utilizadores”, afirmou Tom Barclay, gerente sênior de produtos para o Flash Professional. A Adobe aguarda comentÁrios da comunidade de desenvolvedores Flash sobre como aprimorar a implantação do Wallaby, como sugestões de aplicações para a tecnologia e melhorias no seu código, bem como relatos de eventuais problemas.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções