Créditos: Microsoft/Xbox
- Publicidade -

Microsoft está alterando como gerencia assinaturas do Xbox Live Gold e Game Pass

Novas práticas de renovação de serviços busca deixar operações mais claras para usuários

Se você assina algum serviço da Microsoft - principalmente os relacionados a games - existe uma grande possibilidade de já ter ficado perdido quanto a renovação ou até ter sido cobrado sem nem notar. Devido a essas questões, a UK's Competition and Markets Authority (CMA), - um espécie de órgão para regulação de mercado do Reino Unido - solicitou que a MS fizesse alterações nas práticas de renovação de assinatura dos serviços Xbox Live Gold e Game Pass.

A MS concordou com os termos e se comprometeu a realizar as alterações solicitadas. O CMA também está investigando as práticas de renovação da Nintendo e Sony.

Alterações no sistema de renovação da Microsoft

Segundo o compromisso firmado com a CMA, a Microsoft deve realizar as seguintes melhorias:

  • Melhorar as informações iniciais: a MS deve fornecer informações mais transparentes para ajudar os clientes a entender melhor a sua associação ao Xbox - deixando claro, por exemplo, que a assinatura será renovada automaticamente, a menos que o cliente desative a renovação automática; quando a assinatura será renovada automaticamente; quanto irá custar; e como o cliente pode receber um reembolso caso haja uma renovação acidental;
  • Reembolsos: a MS entrará em contato com clientes que tenham contratos recorrentes de 12 meses e dará a eles a opção de rescindir o contrato e solicitar um reembolso proporcional;
  • Usuários inativos: a MS deverá entrar em contato com usuários existentes que não usam suas associações há muito tempo, mas ainda estão pagando. Esses clientes serão lembrados de como interromper os pagamentos e, se continuarem a não usar suas associações, a Microsoft deixará de receber pagamentos futuros;
  • Melhores informações sobre aumentos de preços: a Microsoft fornecerá notificações mais claras sobre quaisquer aumentos futuros nos valores e garantirá que as pessoas saibam como desativar a renovação automática se não quiserem arcar com esse novo valor.

"Outras empresas que oferecem associações e assinaturas que se renovam automaticamente devem tomar nota e revisar suas práticas para garantir que se cumpra a lei de proteção ao consumidor", declarou Michael Grenfell, diretor executivo de execução da CMA.

É de esperar que logo a Sony e a Nintendo terão a CMA batendo à porta para implementar essas mudanças também nas gigantes asiáticas dos games.

A única dúvida é se as mudanças que serão feitas pela Microsoft no Reino Unido também serão aplicadas nos outros países onde a empresa estadunidense atua.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: EuroGamer
  • Redator: Eddy Venino

    Eddy Venino

    Escreve sobre games, filmes, séries e tecnologia desde 2017. Já teve diversos projetos na área, entre sites especializados e podcast. Ama cultura POP e se der corda vai conversar sobre assunto por horas a fio, indo de Dragon Ball a literatura clássica. Idealizador do coletivo NOIZ; hoje tenta tornar o entretenimento um local mais receptivo para que todos possam curtir seu lado geek/nerd.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.