Índice do Artigo

Xbox

Microsoft está alterando como gerencia assinaturas do Xbox Live Gold e Game Pass

Microsoft está alterando como gerencia assinaturas do Xbox Live Gold e Game Pass
Créditos: Microsoft/Xbox

Se você assina algum serviço da Microsoft – principalmente os relacionados a games – existe uma grande possibilidade de já ter ficado perdido quanto a renovação ou até ter sido cobrado sem nem notar. Devido a essas questões, a UK’s Competition and Markets Authority (CMA), – um espécie de órgão para regulação de mercado do Reino Unido – solicitou que a MS fizesse alterações nas práticas de renovação de assinatura dos serviços Xbox Live Gold e Game Pass.

A MS concordou com os termos e se comprometeu a realizar as alterações solicitadas. O CMA também está investigando as práticas de renovação da Nintendo e Sony.

Alterações no sistema de renovação da Microsoft

Segundo o compromisso firmado com a CMA, a Microsoft deve realizar as seguintes melhorias:

  • Melhorar as informações iniciais: a MS deve fornecer informações mais transparentes para ajudar os clientes a entender melhor a sua associação ao Xbox – deixando claro, por exemplo, que a assinatura será renovada automaticamente, a menos que o cliente desative a renovação automática; quando a assinatura será renovada automaticamente; quanto irá custar; e como o cliente pode receber um reembolso caso haja uma renovação acidental;
  • Reembolsos: a MS entrará em contato com clientes que tenham contratos recorrentes de 12 meses e dará a eles a opção de rescindir o contrato e solicitar um reembolso proporcional;
  • Usuários inativos: a MS deverá entrar em contato com usuários existentes que não usam suas associações há muito tempo, mas ainda estão pagando. Esses clientes serão lembrados de como interromper os pagamentos e, se continuarem a não usar suas associações, a Microsoft deixará de receber pagamentos futuros;
  • Melhores informações sobre aumentos de preços: a Microsoft fornecerá notificações mais claras sobre quaisquer aumentos futuros nos valores e garantirá que as pessoas saibam como desativar a renovação automática se não quiserem arcar com esse novo valor.

Outras empresas que oferecem associações e assinaturas que se renovam automaticamente devem tomar nota e revisar suas práticas para garantir que se cumpra a lei de proteção ao consumidor“, declarou Michael Grenfell, diretor executivo de execução da CMA.

É de esperar que logo a Sony e a Nintendo terão a CMA batendo à porta para implementar essas mudanças também nas gigantes asiáticas dos games.

A única dúvida é se as mudanças que serão feitas pela Microsoft no Reino Unido também serão aplicadas nos outros países onde a empresa estadunidense atua.

Via: EuroGamer

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções