Créditos: Divulgação/JacekAbramowicz/Pixabay
- Publicidade -

Aumento na produção de GPUs pode acabar com escassez de placas

Empresas como AMD e Intel resolveram problemas com substratos e devem incrementar suas linhas de produção
Por Felipe Gugelmin 26/01/2022 13:50 | atualizado 26/01/2022 13:50 Comentários Reportar erro

Afetado pela crise global de suprimentos e por um aumento da demanda resultante da pandemia do COVID-19, o mercado global de GPUs pode melhorar a partir da segunda metade de 2022. Segundo informações obtidas pelo DigiTimes, fabricantes de componentes esperam uma melhoria na produção de componentes graças à resolução de alguns problemas centrais à área.

O site explica que um dos principais problemas enfrentados pela indústria atualmente está relacionado à empresa Ajinomoto Fine-Techno Company. Ela produz substratos de filme conhecidos como AFB, que são usados em placas de vídeo, processadores, chips automotivos e diversos outros componentes eletrônicos.

Segundo a DigiTimes, nos últimos anos a empresa teve problemas em lidar com a grande demanda de seus clientes, mas a situação deve mudar já no verão norte-americano deste ano (entre julho e setembro). Fontes ligadas às empresas ASRock e TUL afirmam que a AMD e a Intel encontraram novos parceiros para o fornecimento de substratos, o que deve resultar em uma aceleração em suas linhas de produção.

Fim da escassez deve acompanhar preços mais altos

Segundo Lisa Su, CEO da AMD, o mercado de produção de substratos sofreu com um investimento abaixo do necessário nos últimos anos. Com isso, a empresa decidiu passar a investir na área por conta própria — e os primeiros resultados devem ser vistos pela empresa ainda este ano.

- Continua após a publicidade -

O CEO da Intel, Pat Gelsinger, tem uma posição semelhante e afirmou que a companhia trabalha próxima a fornecedores para remover obstáculos que afetam seus estoques de substrato. Anteriormente, o próprio DigiTimes já havia noticiado que a indústria espera um incremento de 10% nos carregamentos globais de GPUs para 2022.

Além de uma maior produção de componentes, a baixa do mercado de criptomoedas deve ajudar consumidores comuns a conseguir encontrar placas de vídeo nas lojas. A má notícia é o fato de que os novos carregamentos devem vir acompanhados por um aumento de preços, graças à decisão de fundições como a TSMC de cobrar mais de seus clientes.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFTech Fonte: DigiTimes
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.