Créditos: Divulgação/NVIDIA
- Publicidade -

RTX 3050 traz hashrate baixo e deve afastar interesse de mineradores de criptomoedas

A nova placa de NVIDIA usa o algoritmo LHR para diminuir seu desempenho de mineração
Por Felipe Gugelmin 25/01/2022 11:37 | atualizado 25/01/2022 11:37 Comentários Reportar erro

Apresentada oficialmente pela NVIDIA durante a CES 2022, a RTX 3050 promete ser a placa de vídeo mais acessível a oferecer recursos de Ray Tracing para quem deseja jogar em 1080p. Enquanto a procura pela placa já se mostra alta, quem aposta no mercado de criptomoedas deve deixá-la de lado graças a relatos de que ela possui um hashrate considerado bastante baixo.

Isso se deve à inclusão do algoritmo Lite Hash Rate (LHR), criado pela fabricante como forma de limitar as capacidades de mineração de suas GPUs. Também presente em modelos como a RTX 3060, o algoritmo até pode ser enganado com o uso de hacks (ou drivers vazados pela própria NVIDIA), mas tem se mostrado eficiente em evitar que alguns hardwares se tornem alvo do mercado de criptomoedas.

Informações obtidas pelo site VideoCardz.com mostram uma RTX atingindo a velocidade de 20 MH/s durante somente quatro segundos, caindo logo em seguida para 12.5 MH/s operando a 73W. Segundo o site, isso significa que o dispositivo precisaria trabalhar por 500 dias antes de ser capaz de pagar o investimento necessário para adquiri-la.

Hashrate baixo torna a GPU menos interessante

Enquanto o potencial de mineração da placa de vídeo pode se tornar maior com as devidas modificações, ela ainda deve ser considerada pouco atrativa para o mercado de criptomoedas. A queda recente no preço do Bitcoin e do Ethereum faz com que mesmo modelos de entrada se provem pouco lucrativos, visto a quantidade de trabalho necessária para quem eles gerem rendimentos interessantes.

- Continua após a publicidade -

No entanto, isso não significa necessariamente que vai ser uma tarefa fácil achar uma RTX 3050 nas lojas. Graças à falta de componentes que assola o mercado, o dispositivo já está sendo alvo de pessoas que compram GPUs pelo preço sugerido para revendê-las com lucro, chegando a esgotar em sites como a Amazon japonesa — no qual era vendida por aproximadamente US$ 440.

Embora a NVIDIA tenha prometido estoques acima do comum para o novo modelo, tudo indica que será difícil encontrá-lo pelo preço original em seu lançamento, marcado para o dia 27 deste mês. Até o momento a fabricante não anunciou quanto vai cobrar oficialmente pelo hardware, que em benchmarks mostrou um desempenho próximo ao da GTX 1660 Ti.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: PC Gamer Fonte: VideoCardz.com
Tags
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.