Créditos: Divulgação/Epic Games
- Publicidade -

Sistema Anti-Cheat da Epic Games Store vai funcionar no Steam Deck

O catálogo compatível com o portátil continua a aumentar conforme seu lançamento se aproxima
Por Felipe Gugelmin 25/01/2022 09:36 | atualizado 25/01/2022 09:36 Comentários Reportar erro

Enquanto o Steam Deck pode ser encarado como uma máquina portátil capaz de rodar games do Steam, na prática ele é um PC portátil que também terá acesso a lojas como a Epic Games Store. Assim, surge como positiva a notícia de que a Valve conseguiu resolver um dos principais problemas de compatibilidade com o marketplace rival, garantindo a compatibilidade do dispositivo com o sistema Easy Anti-Cheat.

Anteriormente ao anúncio, a proteção contra ameaças era encarada como uma barreira para a execução de diversos jogos populares. O sistema usado pela Epic existe em duas versões: um que depende das ferramentas do Epic Online Services (EOS) e outra que não é mais suportada, mas que não depende disso — esta última se provando uma grande barreira para o Stream Deck.

Com isso, desenvolvedores de títulos como Warhammer: Vermintide 2 e Dead By Daylight chegaram a afirmar que teriam que criar uma nova versão de seus títulos especificamente para o portátil, já que seus jogos usavam o sistema mais antigo. Esse não é mais o caso, já que a Valve trabalhou junto com a Epic para garantir que a integração com o EOS não fosse mais necessária.

Valve trabalha na compatibilidade com o EAC e o BattleEye

Graças aos avanços obtidos pela Valve, os compradores do Steam Deck poderão ter acesso a uma quantidade maior de títulos, incluindo nomes como Fortnite, Apex Legends e Rust. A companhia também trabalhou para trazer ao Proton — camada de compatibilidade que garante a execução de jogos do Windows no Linux — a capacidade de rodar jogos que se baseiam em proteções como o EAC e o BattleEye.

- Continua após a publicidade -

Na semana passada, a empresa passou a divulgar as primeiras listas dos títulos com desempenho verificado em sua plataforma portátil. Já no dia 24 (a última segunda-feira), ela passou a enviar os resultados de seu programa para títulos que usam middlewares de proteção anticheat — que terão que passar por uma nova análise toda vez que uma atualização for lançada.

A intenção da Valve é que a maioria quantidade possível de jogos possa ser executada na plataforma, que deve começar a ser enviada aos compradores a partir de fevereiro. A empresa também está divulgando detalhes sobre os títulos que não são compatíveis com o hardware — lista que traz muitos jogos em realidade virtual e que, curiosamente, inclui Persona 4 Golden, RPG lançado originalmente para o PlayStation Vita.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: PC Gamer, Valve
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.