Créditos: Divulgação/From Software
- Publicidade -

Brecha de segurança em Dark Souls no PC permitia a execução remota de códigos

A From Software desligou os servidores de seus jogos para lidar com a falha grave
Por Felipe Gugelmin 24/01/2022 09:29 | atualizado 24/01/2022 09:32 Comentários Reportar erro

A From Software foi forçada a desligar os servidores da série Dark Souls no PC no último domingo (23) após a descoberta de uma falha de segurança grave. Uma brecha presente em todos os jogos da série permitia que um atacante executasse códigos remotos na máquina de qualquer pessoa e tomasse controle total sobre ela.

O problema foi descoberto inicialmente em Dark Souls 3, mas também afeta Dark Souls 2, Dark Souls: Remastered, e a versão Dark Souls: Prepare to Die Edition, que não é mais vendida pela Bandai Namco. Em uma mensagem publicada no Twitter, a From Software afirmou que está investigando os relatos e que deve voltar a ligar o modo online assim que uma solução for encontrada.

A questão de segurança foi exibida publicamente durante uma transmissão do jogador The_Grim_Sleeper, que viu seu PC congelar e, em seguida, recebeu uma mensagem de voz criticando a maneira como ele jogava. Segundo o jogador, logo depois seu PC passou a executar o Microsoft PowerShell, meio usado pelo invasor para acionar o sistema de voz para texto do Windows.

Falha ainda é pouco conhecida

Segundo uma publicação no Discord SpeedSouls, a invasão feita ao sistema do jogador não teve como objetivo prejudicá-lo, mas sim alertar a desenvolvedora From Software da gravidade do problema. O responsável afirma que, antes de acessar o sistema de The_Grim_Slepper, tentou avisar a empresa sobre a questão, mas teve suas mensagens ignoradas.

- Continua após a publicidade -

No Reddit dedicado a Dark Souls 3, um usuário afirmou que somente quatro pessoas sabem como ativar a brecha de acesso remoto presente no game. Dois deles pertencem ao grupo Blue Sentinel, que desenvolve sistemas anticheat para o jogo de forma não oficial — e já liberou um patch contra a vulnerabilidade.

O problema afeta somente a versão PC dos títulos da série Dark Souls, o que significa que não foi necessária qualquer intervenção nos servidores para console. Até o momento, a From Software não divulgou uma previsão de quando os servidores do jogo devem voltar ao ar, tampouco se há relatos de que a brecha já havia sido usada por agentes maliciosos.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: The Verge
Tags
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.