OCZ revela SSD de 4TB na CeBIT 2011

Além da altíssima velocidade dos SSDs, os drives em estado sólido possuem também a fama de serem extremamente caros e para piorar, com capacidade de armazenamento bastante reduzida.

Pois bem, a OCZ levou para a CeBIT 2011 um super SSD que promete calar de vez os críticos sobre a tecnologia de armazenamento via memórias NAND flash (pelo menos no que diz respeito ao tamanho em mega bytes).

A companhia revelou uma solução com memórias NAND flash com nada mais nada menos do que 4TB de capacidade de armazenamento, podendo chegar a 8TB!


Atendendo pelo nome de IBLS XL, o SSD tem formato que lembra um drive de CD/DVD, no formato de 5.25 polegadas, conectando-se ao PC via a interface patenteada HSDL, capaz de transferir dados a 10Gbps.

Além disso, é possível conectar 4 SSDs IBLS XL SSDs através de uma placa HSDL PCIe 8x, podendo um array RAID de 32TB. Vale ressaltar que cada IBLS XL possui
200K IOPS, com taxa de leitura e escrita respectivamente de 1,8GB/s e 1,7GB/s.

Quanto ao preço... bem, pelo visto, não serÁ dessa vez que alguma companhia irÁ calar os críticos quanto ao fator custo de aquisição dos SSDs.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.