Créditos: Intel
- Publicidade -

Estes podem ser os primeiros benchmarks das GPUs Intel Arc Alchemist Xe-HPG 512VE/4096SP

Placa supera Nvidia RTX 3070 Ti em alguns cenários

Os primeiros supostos resultados de benchmark de uma das próximas placas de vídeo da Intel Arc Alchemist com uma GPU com 512 motores vetoriais (vector engines em inglês), foram publicados no Ranking de Benchmark da Sandra SiSoftware e descobertos pelo usuário do Twitter @Tum_Apisak. A pontuação geral de computação futura placa de vídeo da Intel é maior do que a da Nvidia GeForce RTX 3070 Ti. Os números mostram uma vantagem para Intel, mas não podemos validar a veracidade, então considere esses números com cautela.

A pontuação da Intel Arc Alchemist, presumivelmente para desktops, foi enviada por uma pessoa (ou pessoas) anônimas ao banco de dados. A GPU da placa possui 512 motores vetoriais habilitados (que correspondem a 4096 stream processors), possui 4 MB de cache L2 e opera a 2,1 GHz. A placa está equipada com 12,8 GB de memória utilizável, o que provavelmente significa 16 GB de memória no total. Veja mais detalhes sobre a configuração do teste abaixo.

Intel Arc Alchemist Xe-HPG 512VE/4096SP vs. Nvidia GeForce RTX 3070 Ti

Assumindo que os resultados submetidos ao Benchmark Ranker da SiSoftware Sandra são precisos e os drivers estão maduros o suficiente, a pontuação geral da placa de vídeo Intel Arc Alchemist parece muito boa, superando a Nvidia GeForce RTX 3070 Ti. 

Quando se trata de cargas de trabalho de computação de GPU FP32 - uma operação que os aplicativos gráficos mais usam atualmente - a Intel Arc Alchemist com 4.096 stream processors operando a 2,10 GHz está cerca de 23% atrás Nvidia GeForce RTX 3070 Ti com 6.144 núcleos Cuda operando entre 1.440 MHz - 1.850 MHz. Este não é exatamente um resultado espetacular, pelo menos no que diz respeito ao desempenho em operações em FP32. Lembrando que esses dados não foram obtidos com hardware disponível no mercado (por parte da Intel). Talvez, o verdadeiro carro-chefe da Intel, Arc Alchemist, tenha um desempenho consideravelmente melhor. 

- Continua após a publicidade -

A Intel Arc Alchemist Xe-512 obtém desempenho no mesmo nível da GeForce RTX 3070 Ti em operações em FP16, que não são amplamente usadas para gráficos. Enquanto isso, a Arc Alchemist Xe-512 supera a GeForce RTX 3070 Ti em 68% em operações em FP64 e quase 5 vezes (ou 395%) em operações em FP128, mas nem o FP64 ou FP128 são usados por aplicativos gráficos e são reservados para computação de alto desempenho. 

O resultado publicado no Ranking de Benchmark da Sandra SiSoftware está marcado como 'Intel(R) Graphics d gfx-driver-ci-master-10002 DCH Release Internal (4096S 512C SM3.0 2.1GHz, 4MB L2, 12.8GB) (OpenCL)' o que sugere ser um driver destinado a testes internos. Embora os resultados do benchmark da Intel Arc Alchemist Xe-512 devam ser considerados com cautela, esses são os primeiros números de desempenho da placa, e parecem promissores.

GPUs Intel Arc já estariam sendo enviadas para parceiras, segundo release vazado

GPUs Intel Arc já estariam sendo enviadas para parceiras, segundo release vazado
O documento revela ainda a existência de Death Stranding Director's Cut para PC

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom’s Hardware
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.