Créditos: Adrenaline
- Publicidade -

AMD diz que GPU RX 6500 XT foi criada para notebooks com Ryzen 6000

Afirmativa vem de um funcionário da empresa

A AMD havia nos dado esperança ao anunciar a Radeon RX 6500 XT, sua primeira placa de vídeo genuinamente de entrada depois de anos. O problema é que, como dizem, o "tiro saiu pela culatra". A GPU baseada em Navi 24 não é nada do que imaginávamos ou esperávamos. Basta conferir nosso review e ver a decepção do Diego Kerber. Mas, de acordo com um funcionário da AMD, a GPU foi criada para o uso em notebooks com a nova geração Ryzen 6000 em mente.

No Fórum Phoronix, John Bridgman, membro da equipe técnica responsável pelos drivers para Linux, disse que o chip Navi 24 foi feito para ser usado junto com a nova geração de APUs Ryzen 6000 "Rembrandt". "O uso primário do (chip) Navi 24 será em notebooks com APUs Rembrandt, que tem toda a funcionalidade de vídeo e PCIe Gen 4", comenta o funcionário da AMD.

"Minha impressão era que somente encode tinha sido limitado em Navi 24, e não decode - ainda não tenho certeza se a limitação é real ou um erro de digitação na página do produto. Estou tentando achar uma resposta definitiva", disse Bridgman. Se a AMD realmente tinha a intenção de produzir chips Navi 24 para notebooks, o lançamento da versão para desktop foi uma decisão um tanto estranha, principalmente por conta de tantas limitações.

A limitação da Radeon RX 6500 XT foi uma das saídas da AMD em tirar a placa das mãos dos mineradores. O problema é que a limitação foi tamanha, que mal ficou interessante para os gamers. Além disso, ao não disponibilizar suporte a codecs importantes hoje, a AMD também limitou a GPU para os produtores de conteúdo, tornando ela nada interessante para esse público, como uma solução de entrada, vale lembrar.

- Continua após a publicidade -

A nova GPU de entrada da AMD só interessante para quem tem placa de vídeo realmente antiga. Mas não é só isso, o gamer precisa estar atento ainda aos requisitos de PCIe, um fator que filtra bastante a escolha da Radeon RX 6500 XT. Dá pra piorar? Dá! A GPU, supostamente de entrada, está cara e não é possível achá-la com o preço MSRP lá fora. Por aqui, a placa está custando 2.300 reais, nada atrativo para uma GPU de entrada.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: VideoCardz
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.