
Driver da Nvidia desbloqueia desempenho em alguns modelos de placas de vídeo
Atualização libera uso de componentes presentes desde a geração TuringConforme compartilhado em um documento recente da Nvidia para Linux, a Nvidia desbloqueou silenciosamente um novo recurso em suas GPUs corporativas e de consumidore casuais que está implementado desde a geração Turing (RTX 20XX, GTX 16XX, além das soluções corporativas). Conhecido como GSP ou GPU System Processor, este pedaço de silício descarrega as tarefas do driver da CPU para a GPU para melhorar o desempenho e a eficiência do sistema. Foi oficialmente desbloqueado para uso nos drivers mais recentes da Nvidia.
O recurso está disponível agora se você tiver uma GPU Nvidia empresarial qualificada para o recurso e um driver Nvidia versão 510.39.01 ou posterior. O suporte da GPU varia desde o modelo Tesla T4 baseado em Turing, até a série Nvidia A, como o A100, A2 e A40.
O GSP é um pedaço real de silício que está no chip da GPU (como o controlador NVENC) que atua como um coprocessador para a GPU. Sua função é descarregar tarefas de inicialização e gerenciamento de GPU da CPU diretamente para a GPU, em um esforço para reduzir a latência geral do sistema e melhorar o desempenho do sistema. A Nvidia diz que a funcionalidade do GSP é limitada neste momento, mas continuará a se expandir em futuras versões de driver.
Poderíamos ver alguns ganhos de desempenho decentes em jogos e aplicativos pesados com maior uso de GPU, onde a CPU desempenha um papel crítico no fornecimento de informações à GPU. Este recursos é bem-vindo agora que os jogos mais recentes estão aproveitando mais da CPU do que nunca, graças à maturidade das APIs de baixo nível. A Nvidia também anunciou o recurso como um componente crítico para laptops com GPU’s Max-Q que chegam a partir de 2022.
Aliviando o processador
Em um novo vídeo do YouTube lançado hoje, a Nvidia explica como sua versão mais recente do Max-Q maximizará a eficiência entre a CPU e a GPU. Um desses recursos inclui o GSP - mas, neste caso, a Nvidia o chama de "processador de comando".
Acreditamos que o GSP e o "processador de comando" são a mesma coisa, pois funcionam da mesma maneira, transferindo tarefas de baixo nível da CPU para a GPU em um esforço para melhorar o desempenho. No caso do Max-Q, a Nvidia dá o exemplo da validação de comandos, e como essa carga de trabalho será transferida da CPU para a GPU para melhor desempenho.
Ainda não sabemos muito sobre o GSP, como seus benefícios reais de desempenho ou sua funcionalidade completa. No entanto, esperamos saber mais em breve, pois a Nvidia continua desenvolvendo esse recurso em 2022.
NVIDIA pede a parceiros que pausem produção das RTX 3090Ti para resolver problemas de BIOS
Problemas encontrados podem atrasar o lançamento da placa
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Tom’s Hardware