Créditos: Divulgação/AMD
- Publicidade -

AMD remove post dizendo que 4GB de VRAM não é suficiente para jogos - e lança GPU com 4GB de VRAM

Anunciada durante a CES 2022, a RX 6500XT tem na pouca memória VRAM um de seus principais limitadores
Por Felipe Gugelmin 19/01/2022 12:52 | atualizado 20/01/2022 11:49 Comentários Reportar erro

Anunciada pela AMD durante a CES 2022, a placa de vídeo RX 6500XT traz diversas características de entrada — entre elas, a presença de somente 4GB de memória GDDR 6. Enquanto normalmente isso poderia ser encarado somente como uma decisão equivocada da empresa, na prática ela demonstra uma mudança de postura que ela tentou apagar da memória.

Conforme mostra o site KitGuru (via VideoCardz), em 2020 a companhia divulgou um texto em seu blog em que afirmava que 4 GB não era mais suficientes para o mercado de games. Nele, a empresa argumentava que a quantidade restrita de memória poderia levar a erros, baixas nas taxas de quadros e stutters, entre outros problemas.

Ela também aproveitava o texto para promover as GPUs Radeon RX Series, que já na época traziam entre 6 GB e 8 GB de VRAM. Curiosamente, a AMD decidiu remover de seu site qualquer referência às alegações anteriores com o lançamento da RX 6500XT — no entanto, o post ainda pode ser acessado graças ao cache do Google.

RX 6500XT é modelo de entrada RDNA 2

A RX 6500XT é um modelo para o segmento de entrada baseado na tecnologia RDNA 2 que, segundo a AMD, foi construída para proporcionar uma boa experiência de gameplay na resolução 1080p. No entanto, algumas limitações impedem que ela apresente seu potencial: além da memória reduzida, ela também restringe o PCIe para x4, o que traz grandes impactos para seu desempenho.

- Continua após a publicidade -

A placa de vídeo traz uma frequência de operação de 2,6 GHz, 16 Compute Units e 16 Ray Accelerators dedicados ao processamento de Ray Tracing. No entanto, quem pretende usar o recurso de iluminação pode ter alguns problemas, dado as características bastante limitadas do produto no contexto atual.

O Adrenaline já teve a oportunidade de conferir o produtoclique aqui para conferir nossa análise completa —, que se provou um passo adiante da GeForce GTX 1650. Em compensação, ela mostrou diversas limitações na codificação por hardware de codecs como o H.264 e o HVEC e não se provou uma opção muito robusta para jogos populares, especialmente os do gênero Battle Royale.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: VideoCardz
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.