Créditos: Divulgação/Intel
- Publicidade -

Intel estaria desenvolvendo um chip específico para mineração de Bitcoins

A nova linha Bonanza Mile deve ser usada em ASICs de alta performance e baixo consumo energético
Por Felipe Gugelmin 19/01/2022 10:26 | atualizado 19/01/2022 10:26 Comentários Reportar erro

Após a NVIDIA lançar uma linha de GPUs voltada exclusivamente à mineração de criptomoedas, a Intel também está estudando seguir pelo mesmo caminho com uma nova linha de processadores. Segundo o Tom’s Hardware, a empresa deve realizar a apresentação da nova linha “Bonanza Mile” durante a International Solid-State Circuits Conference 2022 (ISSCC), marcada para o dia 20 de fevereiro.

Os novos produtos são descritos como “ASICs de mineração de bitcoins com eficiência energética de voltagem ultrabaixa” e devem ser oferecidos com o único propósito de explorar esse mercado. A linha deve ajudar a estabelecer a Intel como concorrente de empresas como a Bitmain, nome bastante popular entre quem pretende investir em criptomoedas.

Os mineradores ASIC (Circuito Integrado para Aplicações Específicas) são conhecidos por trazer alto desempenho e foco exclusivo na obtenção de criptomoedas. As máquinas surgem como uma alternativa viável para quem deseja entrar no segmento, se mostrando mais eficientes do que sistemas convencionais na resolução dos cálculos matemáticos complexos exigidos pela mineração.

Investimento em criptomoedas não é novidade para a Intel

A apresentação da linha Bonanza Mile não deve ser novidade para quem acompanha notícias sobre a Intel. Em dezembro do ano passado, Raja Koduri, chefe da divisão de GPUs da companhia, afirmou em uma transmissão ao vivo que ela estava trabalhando em hardwares especializados nas tecnologias de blockchain e de criptomoedas.

- Continua após a publicidade -

Já em 2018, a Intel registrou a patente de um sistema especializado que usaria o algoritmo criptográfico SHA-256 para realizar a mineração de Bitcoins. Caso a companhia decida entrar de cabeça nesse mercado, seu foco deve ser no fornecimento de máquinas com alto desempenho e baixo consumo energético.

Enquanto a Intel já afirmou que não deve limitar o poder de suas GPUs para a mineração de criptomoedas, o lançamento de chips especializados deve servir como forma de garantir que mais delas cheguem às mãos de consumidores comuns. A previsão é que mais detalhes do novo hardware da empresa sejam divulgados no dia 23 de fevereiro, em uma apresentação realizada às 12 horas no horário de Brasília.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom’s Hardware
Tags
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.