Créditos: Divulgação/TSMC
- Publicidade -

Prepare o bolso: CPUs e GPUs devem ficar ainda mais caras em 2022

Uma das principais fundições da indústria vai aumentar seus preços em até 20%
Por Felipe Gugelmin 19/01/2022 09:56 | atualizado 19/01/2022 09:56 Comentários Reportar erro

Enquanto os anos de 2020 e 2021 já foram difíceis para quem precisava fazer upgrade no PC ou montar um novo sistema, 2022 promete trazer preços ainda maiores. A fundição TSMC, uma das maiores da indústria, anunciou esta semana que vai aumentar os preços para a fabricação de novos chips em até 20% durante os próximos meses.

Entre os clientes da companhia estão nomes como AMD e NVIDIA, que devem repassar o aumento nos custos de fabricação diretamente aos consumidores. Somado à falta de produtos nas lojas e à especulação que o mercado tem enfrentado nos últimos anos, isso significa que processadores e placas gráficas dedicadas devem ficar ainda mais inacessíveis.

A notícia surge em um momento no qual a TSMC divulgou que teve lucros trimestrais recordes de US$ 6 bilhões, valor 16,4% superior aos números registrados no mesmo período do ano passado. Segundo a empresa, o aumento de preços é resultado da pandemia contínua do COVID 19, que tem impactado em sua capacidade de obter matérias-primas.

TSMC atribui aumento a problemas logísticos

A fundição também explica que, além de aumentar o preço de materiais, a pandemia também trouxe problemas logísticos em escala global que resultaram em atrasos e no aumento de fretes. Outro fator que pode ter contribuído para a decisão é o incêndio recente nas plantas de fabricação da ASML, que fornece muitas das ferramentas usadas pela TSMC.

- Continua após a publicidade -

A principal afetada deve ser a AMD, que usa as tecnologias de 7 nanômetros da fundição e, em breve, vai ter que lutar com outras fabricantes por espaços nas fundições de chips de 5 nanômetros (para os processadores Zen 4). A princípio, a NVIDIA deve ser menos afetada por ter feito no passado grandes reservas que vão garantir a fabricação da nova linha de GPUs da série RTX 40.

Outro cliente afetado deve ser a Apple, que concordou em pagar mais à TSMC para garantir a prioridade na fabricação do chip SoC A16 de nova geração. O aumento dos preços de fabricação foi anunciado semanas depois da NVIDIA alegar que previa um aumento no fornecimento de GPUs para a segunda metade de 2022 — o que ainda pode acontecer, acompanhado por custos maiores para os consumidores.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: PC Gamer Fonte: DigiTimes
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.