Créditos: der8auer EN
- Publicidade -

Intel Alder Lake Celeron G6900 alcança 5,338 MHz - um overlock de 57%

Der8auer mostrou como fazer overclock de BCLK em alguns dos mais recentes processadores não-K Alder Lake da Intel
Por Saori Almeida 18/01/2022 17:15 | atualizado 18/01/2022 17:15 Comentários Reportar erro

O especialista em OC der8auer, também conhecido como Roman Hartung, conseguiu que o modesto Intel Celeron G6900 chegasse  a rodar a 5.338 MHz. Isso representa um overclock de 57% acima de sua velocidade de clock padrão.

Der8auer, um overclocker alemão amplamente conhecido, publicou recentemente um vídeo mostrando como fazer overclock de base clock (BCLK) em alguns dos mais recentes processadores não-K Alder Lake da Intel - apenas as CPUs modelo 'K' da Intel são oficialmente capazes de fazer overclock. Até aquele momento, essa habilidade recém descoberta tinha resultado em ganhos de performance de até 33%, e o único pré-requisito seria ter uma placa-mãe high-end Z690 com um recurso de desbloqueio BCLK na BIOS.

No vídeo abaixo, podemos ver que der8auer usou uma placa-mãe Asus ROG Maximus Z690 Apex em seu teste de overclock, assim como em outras de suas publicações. O Celeron exigiu um empurrãozinho de base clock (BCLK) significativamente maior para ultrapassar os 5 GHz, já que partia de um clock bem mais baixo, mas com um BCLK de 157MHz foi possível alcançar 5.338 MHz com o multiplicador x34. Para comparação, a velocidade de clock base padrão do Celeron G6900 seria de 3,4 GHz.

Você pode conferir todo o processo de overclock e alguns benchmarck com o Celeron a partir dos 2min48seg:

- Continua após a publicidade -

Apesar do overclock ter sido bastante alto, os resultados de benchmarks continuaram não sendo tão impressionantes. É válido lembrar que estamos falando de um processador de 2 cores / 2 threads em 2022. Outros testes feitos incluíram modelos como o Core i5-12400, com resultados atingindo 5.240MHz em todos os núcleos, e, como é possível ver no vídeo, o Intel Core i3-12100 atingindo 5.400 MHz – cerca de 26% mais rápido que seu aumento nominal.

O overclocking dos chips Alder Lake através do BCLK parece oferecer uma dose considerável de performance adicional para aqueles com uma placa-mãe adequada. É definitivamente interessante ver modelos Core sem suporte a overclock ou um Celeron, por exemplo, atingir tais velocidades de 5GHz, mas levemos em consideração que o CPU dual-core não necessariamente seria bom para jogos mesmo em velocidades de clock excessivas. Além disso, seria bastante incomum combinar um processador desse porte com uma placa-mãe high-end no mundo real. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom'sHardware
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.