Créditos: Divulgação/Microsoft
- Publicidade -

Criador do Xbox se diz enojado pela compra da Activision pela Microsoft

Para Seamus Blackley, os executivos da empresa estão sendo recompensados por anos de abuso com desenvolvedores
Por Felipe Gugelmin 18/01/2022 16:04 | atualizado 18/01/2022 16:51 Comentários Reportar erro

Anunciada oficialmente pela Microsoft nesta terça-feira (18), a aquisição da Activision Blizzard ainda está sendo digerida pela maioria das pessoas, mas despertou reações negativas em um dos principais criadores do Xbox. Em seu Twitter pessoal, Seamus Blackley afirmou que está “enojado” com a decisão, mas ao mesmo tempo tem esperanças de que isso represente uma melhoria na vida dos funcionários da publicadora.

Estou enojado que a recompensa por anos de práticas desprezíveis em relação aos desenvolvedores pareça ser um grande pagamento para os responsáveis. Minha esperança é que a aquisição vai fazer a cultura da Activision mudar, e talvez trazer alguma responsabilização para aqueles que conseguiram evitá-la até agora”, afirmou Blackley.

Funcionário da Microsoft entre 1999 e 2002, ele foi um dos principais responsáveis pela criação do Xbox original, criando o conceito de um hardware com peças padronizadas que poderia competir com o PlayStation 2. Ele anteriormente havia trabalhado no conceituado estúdio Looking Glass e na DreamWorks Interactive, que o ajudou a conhecer Bill Gates durante a promoção do jogo The Lost World: Jurassic Park.

Criador do Xbox confia na capacidade de Phil Spencer

Ainda no Twitter, Blackley afirmou que, embora esteja chocado com a notícia, confia na capacidade de Phil Spencer, atual chefe do Xbox, em melhorar as condições na Activision Blizzard. “Há desafios imensos em todas as aquisições grandes, mas eu vejo as questões da cultura de desenvolvimento como mais importantes aqui, sobre todas as outras”, explicou.

O criador do Xbox também afirmou que, em sua visão, é estranho ver o “pequeno bebê Xbox comendo a Activision”. “Alguns que ainda estão na Activision vão se lembrar de um jovem Seamus aparecendo e dizendo coisas sobre um novo console, somente para ser basicamente zombado. Me pergunto hoje se eles se lembram disso. Eu me lembro”.

- Continua após a publicidade -

A aquisição da Activision Blizzard envolveu US$ 68,7 bilhões em dinheiro e ainda deve passar pela análise de órgãos regulatórios antes de ser finalizada. A previsão é que, caso tudo ocorra conforme o esperado, a união das empresas deve ser concluída somente em 2023 — até lá, elas devem continuar operando de forma independente e manter seus quadros de executivos intactos.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: GameSpot
Assuntos
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.